Lá vem a noiva… Com o passar dos anos, tem-se notado um aumento significativo no número de divórcios no Brasil, refletindo mudanças nas dinâmicas familiares e nos valores sociais.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), em média, um casamento no Brasil dura cerca de 13,8 anos, um período que vem diminuindo consistentemente ao longo da última década. Em comparação com os dados de 2009, quando a média era de 17,5 anos, houve uma redução considerável de quatro anos nesse período.
Rondônia desponta com uma das menores durações matrimoniais do país, registrando uma média de 10,4 anos. Enquanto isso, os estados do Piauí e do Rio Grande do Sul se destacam pelos maiores períodos de união, com médias de 17,6 e 16,7 anos, respectivamente.
Em Santa Catarina, observa-se uma tendência semelhante de redução na duração média dos casamentos. Se em 2021 a média era de 15,1 anos, hoje está na faixa dos 13,8 anos, sinalizando uma mudança nos padrões de relacionamento e nas expectativas conjugais.
Fonte: Colégio Notarial do Brasil
Dados: Estatísticas do Registro Civil e IBGE