Deflagrada na manhã desta segunda-feira (29), a 5ª fase da Operação Mensageiro prendeu o prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato (MDB), e o vice-prefeito, Jaime Antônio de Souza (PL). A informação mais recente é de que ambos deverão passar por audiência de custódia nas próximas 24 horas, que decidirá se eles continuam detidos ou não.
Fortunato, que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), afirmou em nota estar ‘tranquilo e disposto a colaborar’. Confira a nota oficial na íntegra:
“Na manhã desta segunda-feira, 29, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado cumpriu uma das fases de desdobramento da Operação Mensageiro na Prefeitura de São João do Itaperiú. Na ocasião foram detidos o Prefeito Clézio José Fortunato e o Vice-Prefeito Jaime Antônio de Souza. Durante o cumprimento da ação, a administração municipal esteve colaborando com os agentes na entrega de documentos e aparelhos eletrônicos. O Prefeito Clézio José Fortunato declara que está tranquilo com a resolução do caso e disposto a colaborar nos próximos passos da investigação.”
Além de São João do Itaperiú, esta 5ª fase da Operação Mensageiro também incluiu Porto Belo, onde o deputado estadual Emerson Stein (MDB), ex-prefeito do município, foi alvo de mandado de busca e apreensão.
A Operação Mensageiro teve início em 2022 e investiga crimes relacionados a suspeitas de corrupção envolvendo coleta e destinação de lixo, abastecimento de água e iluminação pública. Até agora, aproximadamente 20 prefeitos de cidades catarinenses já foram presos.