Uma fatia do Reino Unido desembarca em solo catarinense, mais precisamente em Santa Catarina, com o Castelo Britânico, localizado em Criciúma, na divisa com Cocal do Sul. O projeto, foi feito para difundir a cultura britânica entre aqueles que não podem viajar até a Europa, teve início em 1998, alcançando sua conclusão em 2006.
Inspirada no Castelo de Glamis, na Escócia, a estrutura exala o charme da arquitetura medieval, atraindo não apenas pela sua beleza estética, mas também pela experiência única que proporciona.
Os portões do Castelo Britânico se abrem de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, situados na Rua Antônio Pavan, no bairro Mina do Toco, em Criciúma. O tour guiado pelas entranhas da construção tem duração aproximada de uma hora e o ingresso custa R$ 50 por pessoa.
Além da visita orientada, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de um autêntico café inglês ou de um brunch no estilo britânico, por R$ 135 por pessoa, ambos incluindo o tour.
Vale ressaltar que a entrada é restrita a maiores de 10 anos e as reservas devem ser efetuadas através do site, com pelo menos 36 horas de antecedência.