Localizado em Florianópolis, o CCR (Centro Catarinense de Reabilitação) atende cerca de 5 mil pacientes todos os meses. Fundado há 52 anos, o local pertence à Secretaria de Estado da Saúde, atendendo via SUS (Sistema Único de Saúde). O centro oferece projetos para deficiência física, neuroreabilitação adulto, reabilitação pediátrica e ações para deficiência intelectual e espectro do autismo.
Anualmente, o centro faz a entrega de aproximadamente 4,8 mil equipamentos, que incluem órteses, próteses e cadeiras de rodas. O estabelecimento também conta com uma oficina para fabricação e manutenção de próteses que são destinadas a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com paralisia cerebral, paraplégicos ou tetraplégicos.
Para ter acesso ao programa, o paciente precisa ter o encaminhamento feito pelo município de origem ou pela secretaria municipal de Saúde para a regulação do Estado.
“Essa consulta sempre é regulada, então o ingresso sempre vai ser esse. Uma vez, ele sendo nosso paciente a gente já consegue agendar ele aqui conforme o nosso fluxo. Como nós dispensamos (entregamos) equipamentos esse mesmo paciente vai precisar de mais de um equipamento geralmente. E esse equipamento que ele recebe hoje, daqui a um ou dois anos ele vai ter que receber de novo, cadeira de rodas ou uma prótese, então a gente sempre atende os mesmos pacientes durante anos”, explica a enfermeira chefe do Setor de Órtese e Prótese, Carolina Rocha.