O curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina em Curitibanos foi oficialmente autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em solenidade realizada esta semana em Brasília. O MEC havia confirmado em janeiro a criação da nova Graduação, que atende a uma reivindicação de mais de 10 anos da comunidade local, registrada em 2013 em audiência pública. As atividades devem iniciar em março de 2025, com 25 vagas anuais totais.
“O curso de Medicina no Campus de Curitibanos da UFSC atende uma antiga reivindicação daquela comunidade acadêmica, sendo uma conquista de toda a sociedade catarinense. Agradecemos a todas as pessoas que apoiaram a criação do curso de medicina do Campus de Curitibanos. Parabéns para nossa Universidade”, disse reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza
O diretor do Campus de Curitibanos, Juliano Gil Nunes Wendt, comparou a notícia ao dia de criação do campus. “Esse é um dia histórico para a UFSC e para o campus. Foi mais de uma década de perseverança de toda uma comunidade, interna e externa à nossa Universidade. Um dia que será tão importante quanto o anúncio da criação do Campus de Curitibanos. Não há palavras para descrever e expressar o agradecimento da comunidade, dos agentes políticos e das gestões da UFSC que acreditaram que este momento seria possível”, pontuou.
A UFSC ofereceu 160 vagas de ingresso para os cursos de medicina em Florianópolis e Araranguá em 2024 – 112 pelo Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC e 48 pelo SiSU. Esses dois foram os cursos mais procurados na UFSC no último vestibular.