A partir da madrugada desta quinta-feira (11), a circulação marítima (que traz umidade do mar para o continente) começa a influenciar o tempo no Litoral Sul.
A partir da tarde, esta influência se estende para a Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, resultando em chuva persistente nestas áreas.
O risco é baixo a moderado para alagamentos. No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, há previsão de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite, com risco baixo a moderado para ocorrência de alagamentos pontuais.
Entre sexta-feira (12) e sábado (13), a circulação marítima é reforçada por outras instabilidades na atmosfera e, por isso, a chuva se mantém persistente no Litoral e áreas próximas.
Cabe destacar que, além da persistência da chuva, em alguns momentos ela pode ocorrer com forte intensidade, trazendo risco moderado para deslizamentos e risco alto para alagamentos, além da possibilidade de elevação nos níveis de cursos d’água menores, como riachos e ribeirões, podendo ocorrer extravasamentos. Já entre o Grande Oeste e os Planaltos, o tempo permanece com predomínio da nebulosidade e de chuva intercalada com períodos de melhoria ao longo de todo o dia.
A tendência é que no domingo, 14, e no início da próxima semana, a circulação marítima siga atuando sobre o Leste catarinense, mantendo o céu encoberto e com chuva persistente no Litoral e áreas próximas. A circulação marítima perde força a partir de terça-feira, 16, após a passagem de uma frente fria por Santa Catarina.
Destaca-se que, por ser um evento de chuva e persistente, os possíveis riscos para alagamentos, deslizamentos e enxurradas vão se elevando com o passar dos dias. Por isso, é possível acompanhar a atualização dos Avisos e Alertas meteorológicos emitidos pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Recomendações para a população
- Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos;
- Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros;
- Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro.