Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Entenda por que placas do Waze estão em semáforos de Florianópolis

Foto: Ewaldo Willerding/OCPNews

Por: OCP News Florianópolis

10/04/2024 - 12:04

Condutores em Florianópolis têm notado uma novidade peculiar nos cruzamentos da região central da cidade: placas de identificação instaladas ao lado dos semáforos. Essas placas não são simples sinais de trânsito, mas parte de uma iniciativa pioneira no país, resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o aplicativo de monitoramento de tráfego, o Waze.

O objetivo por trás dessas placas é fornecer uma “identidade” para cada um dos semáforos, facilitando sua localização e integração com o aplicativo Waze. A medida não apenas incentiva os condutores a adotarem o uso do aplicativo, mas também visa mapear e solucionar os principais problemas de tráfego em toda a capital catarinense.

Segundo o secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, a intenção é usar os dados fornecidos pelo Waze para otimizar o trânsito nos pontos mais congestionados da cidade. “Essas plaquinhas têm identificação do cruzamento para potencializar a população a usar o Waze. Queremos uma melhor comunicação dos usuários e também atuar em dois pontos: operação no dia a dia do transporte e mobilidade da cidade; e planejamento de obras futuras”, explicou Hahne.

O programa Waze for Cities é uma plataforma desenvolvida pelo aplicativo para órgãos de governo e gestores de trânsito. Florianópolis se destaca como a primeira capital do Brasil a formalizar essa parceria com a empresa, visando aprimorar a experiência de tráfego e mobilidade urbana.

“Queremos potencializar essa comunicação com o usuário. Estamos estudando como vamos fazer também os ônibus, táxis, vans escolares e vans de turismo se comunicarem com a plataforma. Quanto mais dados, maior é a capacidade de administrar a informação”, acrescentou o secretário.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp