Viver uma experiência em outro país é sempre enriquecedor. Além de aprender ou aprimorar um idioma, é possível conhecer os hábitos locais e inserir alguns deles na nossa rotina.
Estou estudando um mês na região de Marche -Itália, com foco na gastronomia italiana. O programa inicia pelas lições de italiano mas, ao mesmo tempo, percebi o quanto o ambiente já me influenciou. Cheguei na pequena Recanati no domingo e presenciei uma feira de produtos locais na principal rua. Foi impossível resistir aos tomates de vários tipos, aos pães artesanais, às frutas da estação, aos queijos vendidos diretamente dos produtores.
No dia seguinte, uma visita ao supermercado me oportunizou conhecer diversas variedades de cogumelos, frutos do mar frescos, prosciutto italiano de diversas marcas e valores, verduras diferentes das que temos no Brasil, e muitos outros produtos. Posso afirmar que estas experiências são inesquecíveis! Nos conectam com o local, ampliam nosso vocabulário e curiosidade.
Meus cafés da manhã já incluem sabores daqui, e me sinto praticamente uma italiana. Os almoços, acompanhada dos colegas de curso em restaurantes locais me convidam a vivenciar os hábitos italianos, como comer pão durante toda refeição, beber vinhos, “fare la scarpeta”. (Limpar o molho do prato com um pedaço de pão), oferecer a todos da mesa uma degustação de seu prato individual…
A cada dia aqui vou me sentindo mais conectada com os hábitos locais. Entorno à mesa, especialmente, temos muitos hábitos diferentes que podemos incorporar e aprender.
Viajar é isto, passar por um local e trazer consigo muito aprendizado! Quer saber mais? Me acompanha pelo instagram @juliananardelli