1. Osteoartrite: As doenças articulares estão totalmente atreladas ao envelhecimento, como a cartilagem que protege superfícies articulares se desgastam com o tempo. Você deve ficar atento se seu cão está com o peso adequado. Pois, cães que estão acima do peso transportam cargas mais pesadas em suas articulações.
2. Doenças dentárias (periodontal) em cães idosos: É bastante comum diagnosticar em cães doenças dentárias e ela ocorre em todas as raças e portes. Quando não tratada a doença pode provocar dor, perda de dentes e bactérias na corrente sanguínea, que pode danificar órgãos internos.
3. Hipotireoidismo em cães idosos: Cães que estão acima de peso e que estão seguindo um plano de emagrecimento aprovado pelo seu veterinário e não vem obtendo sucesso podem está sofrendo de hipotireoidismo, uma doença comum em cães que resulta em um lento metabolismo. Felizmente o hipotireoidismo pode ser diagnosticado com exame de sangue simples e possui um tratamento medicamentoso bastante eficaz.
4. Câncer em cães idosos: O câncer de osso, linfoma e melanoma são apenas algumas das neoplasias que são diagnosticado nos cães. A detecção precoce e o diagnóstico são fundamentais para que o cão sobreviva ao câncer, por isso não ignore os exames veterinários anuais em seu cão.