A cerimônia de 90 anos de emancipação político-administrativa de Jaraguá do Sul está marcada para esta terça-feira (26), às 19h, no Pequeno Teatro da Scar. O evento contará com apresentação da Orquestra de Câmara da Scar (Sociedade Cultura Artística).
Na ocasião, será lembrado o movimento pró-emancipação de Joinville e o Decreto Estadual nº 565 de 26 de março de 1934. O interventor federal, Aristiliano Ramos, desmembrou Jaraguá de Joinville, tornando-o município e nomeando para prefeito o então Intendente, José Bauer.
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Natália Lúcia Petry, explica que não se pode confundir a data com o dia 25 de julho, quando serão comemorados os 148 anos da colonização do município com a emancipação político-administrativa.
A emancipação política, que completa 90 anos neste 26 de março, é uma espécie de ‘certidão de nascimento’ da comunidade como um município autônomo”. A data era pouco lembrada antes da criação da Lei Nº 5526/2010, de autoria da então vereadora Natália, que instituiu a homenagem.
A história
No dia 8 de abril de 1934, foi realizada a sessão solene de instalação do Município de Jaraguá do Sul, no então edifício da Intendência Municipal. Na ocasião, foi empossado, como primeiro prefeito do novo Município, José Bauer, e Ernesto Czerniewicz, João Marcatto e João Crespo, como membros do Conselho Consultivo.
Em 1936, os primeiros vereadores eleitos foram Emanuel Ehlers, Ricardo Gruenewald, Waldemar Grubba, Francisco Mees, Arthur Müller, Ignácio Salomon e Emílio da Silva. No dia 21 de abril de 1936, foi empossado Leopoldo Augusto Gerent, como prefeito de Jaraguá do Sul, e, em 30 de abril de 1936, realizada a primeira sessão extraordinária.
Como ocorre anualmente, personagens importantes da história de Jaraguá do Sul, são homenageados nessa data. Em 2023, os servidores públicos com mais tempo de serviço efetivo, foram agraciados com a homenagem.
Neste ano, serão homenageadas as famílias dos imigrantes alemães, que começaram a chegar em 1890 e assim como outros imigrantes ajudaram a colonizar a região auxiliando no crescimento do município.
Famílias homenageadas:
Schubert
Czerniewicz
Horst
Vasel
Vogel
Marquardt
Mathias
Hertel
Walther
Eggert
Bartel
Moeller