O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) teve aprovada pela Alesc, na sessão desta quarta-feira (20), uma indicação que solicita a implantação de um projeto piloto para a área de segurança pública no município de Jaraguá do Sul. A iniciativa é inspirada em outra semelhante, já implementada no Distrito Federal.
- Dino rejeita recurso de Bolsonaro contra multa mil aplicada pelo TSE
- Governo Lula impõe sigilo de 100 anos a mais de mil pedidos via LAI
- MPF vê fraude em compra de blindados pela PRF na ordem de R$ 94 milhões
Na indicação, Lunelli sugere que o governo do Estado avalie a possibilidade de criar um programa piloto chamado de Serviço Voluntário Gratificado (SVG). A iniciativa prevê que policiais militares, em dias de folga, possam trabalhar por meio de convênios que serão firmados com as Prefeituras, que ficarão responsáveis pelo pagamento dos profissionais.
A proposta tem apoio do deputado Vicente Caropreso (PSDB), da Associação Empresarial e do prefeito Jair Franzner, que vê o projeto como uma possibilidade real de aumentar a segurança.
“Santa Catarina possui a melhor polícia do Brasil e Jaraguá do Sul é considerada a cidade mais segura do país, entretanto, existe a clara necessidade de ampliarmos o efetivo. Faríamos um projeto piloto em Jaraguá do sul e, depois, podemos expandir para os municípios que tenham interesse na medida caso se comprove a sua eficiência”, defende Lunelli.
O documento será enviado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado e para o governador Jorginho Mello. “Já conversamos com diversos policiais. A grande maioria é favorável, até porque só vai trabalhar em seu dia de folga aquele se se voluntariar e também sabemos que muitos policiais fazem bico para aumentar a renda. Essa é uma maneira de estipular regras claras e de permitir que as Prefeituras possam agir quando necessário”, finaliza o parlamentar.