No Vale do Itapocu, Litoral Norte e demais regiões catarinenses, o calorão deve persistir essa semana, sem o alívio da chuva, pelo menos até o domingo (24). Esse fenômeno acontece porque as altas temperaturas registradas ao longo de abril – atípicas para o outono – são causadas por um bloqueio térmico originado do Oceano Pacífico, que mudou a configuração dos ventos, revela a meteorologista da Epagri/ Ciram – órgão responsável por previsões do tempo em Santa Catarina – Gilsânia Cruz.
“O bloqueio do Pacífico tem feito com que as áreas de instabilidade se mantenham concentradas no Norte da Argentina, no Uruguai e no Sul do Rio Grande do Sul”, complementa Gilsânia Cruz.
Para hoje, está prevista uma manhã de sol com algumas nuvens em Jaraguá do Sul, com temperaturas entre 21 graus e 34 graus. Já na quarta-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes, novamente sol encoberto com algumas nuvens, oscilando entre 19 graus e 34 graus.
A meteorologista indica ainda que entre domingo e segunda-feira (25), uma frente fria deve avançar por Santa Catarina, provocando pancadas de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento forte, no Vale do Itapocu e demais regiões do Estado. Com a chuva, deve chegar uma massa de ar mais frio. “Mesmo assim, a temperatura não cairá muito. Deve sair dos 30, 35 graus para 27 graus, 26 graus”.
Alívio somente em maio
O alívio para o surpreendente calor para a estação deve ocorrer no início de maio, quando está prevista outra frente fria para o Sul do Brasil, provocando chuva em todas as regiões catarinenses. “A gente já tinha uma perspectiva de que o frio chegaria atrasado no outono, por causa do El Niño, mas não se esperava um bloqueio tão intenso. Tivemos chuvas intensas, mas não frequentes”, reconhece a meteorologista da Epagri/ Ciram.