A Mostra Traço de Bolso volta a acontecer em Florianópolis, depois de oito anos. A sétima edição do projeto que reúne trabalhos da companhia e grupos convidados será de 22 a 24 de março, na Lagoa da Conceição, com oito apresentações, todas com acesso gratuito. Seja na praça Bento Silvério ou na Casa das Máquinas, o objetivo é celebrar a arte do Palhaçaria, do Circo e do Teatro Cômico, além de ser um presente para a cidade que completa 351 anos no dia 23 de março.
- Bar de Florianópolis promove exposição inédita com registros de Franklin Cascaes
- Tendência “Grandpacore”: saiba como se vestir igual um vovó ou vovô
- A maior praia artificial da América do Sul: conheça o Bali Park no Cerrado
- Kate Middleton apareceu? Princesa de Gales é vista ao lado do Príncipe William e quebra silêncio após sumiço
Na programação está o mais recente trabalho da Traço Cia. “Quando dançamos acima das fogueiras”, uma obra poética, forte, que aborda, entre outras temáticas, a reinvenção do tempo. Somam-se a ele, obras dirigidas pelos colaboradores da Cia. (Débora de Matos, Egon Seidler e Greice Miotello): “A Grande Invenção”, sobre seres invisíveis que são responsáveis por transformações essenciais para os ciclos da natureza e da vida no nosso planeta; “O Incrível Circo Flor”, um espetáculo cômico circense, solo de palhaçaria, estrelado pela palhaça Flor e seu incrível Circo de Pulgas; “Desencaixe”, que levanta urgente reflexão sobre o quanto nos autoconhecemos; e “Gala (A)Gentes do Riso”, espetáculo no qual a trupe compartilha o que vive com o projeto há 13 anos em intervenções no Hospital Infantil Joana de Gusmão.
A Mostra contará ainda com a participação do Circo no Ato (RJ), uma renomada companhia nacional com projeção fora do país, conhecida por lidar de modo contemporâneo com o Circo, na rua. O grupo apresentará dois espetáculos: “Livre Acesso” e “Se der corda…” No primeiro, um mundo fantástico é apresentado ao público através das páginas de um livro mágico. Já o segundo aborda reflexão sobre o impacto da construção social dos papéis de gênero em nossa sociedade.
“Por meio deste projeto alcançamos um arranjo que possibilita mover artistas locais e levar uma programação de qualidade para a população, pensando o Teatro e o Circo como linguagens que podem desencadear transformações por muitas frentes, com conteúdos que geram riso e reflexão para diferentes faixas etárias, contando ainda com o encontro direto do público com os artistas após as apresentações”, afirma Egon Seidler, da Traço Cia.
Os espetáculos, com classificações variadas – para os públicos infantil, adolescente e adulto – acontecerão durante o dia em uma lona na praça e a noite na Casa das Máquinas com ingressos distribuídos uma hora antes no local. A Mostra Traço de Bolso é um evento parceiro da Maratona Cultural.
Agende-se
22/3 – sexta
- 15h30 – A Grande Invenção – A Vida É Uma Arte Produções (Florianópolis). Classificação: Livre – infantil
- 20h – Quando dançamos acima das fogueiras – Traço Cia. (Florianópolis). Classificação: 18 anos
23/3 – sábado
- 11h – O Incrível Circo Flor – Cia. Circo Flor (Florianópolis). Classificação: Livre – infantil
- 16h – Livre Acesso – Circo no Ato (Rio de Janeiro/RJ). Classificação: Livre – indicado para maiores de 14 anos
- 20h – Quando dançamos acima das fogueiras – Traço Cia. (Florianópolis). Classificação: 18 anods.
24/3 – domingo
- 11h – Se der corda… – Circo no Ato (Rio de Janeiro/RJ). Classificação: Livre – infantil
- 16h – Gala (A)Gentes do Riso – Traço Cia. (Florianópolis). Classificação: Livre
- 19h – Desencaixe – AtrapaTrupe (Florianópolis). Classificação: 12 anos