Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Região de Jaraguá do Sul recebe dois eventos da Escola da Alesc

Foto: Arquivo/Avevi/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

19/03/2024 - 06:03

 

Dois eventos vão mobilizar a região de Jaraguá do Sul esta semana. Um deles, o projeto “Parlamento aberto: inovação e colaboração nas câmaras de vereadores catarinenses” será lançado oficialmente na quinta-feira (21), às 16h, na sede da Câmara de Vereadores jaraguaense. O projeto tem por objetivo construir com os legislativos municipais da região uma metodologia para aprendizagem, inovação e aperfeiçoamento de iniciativas de governo aberto e transparência em SC, e a fase piloto será realizada com a Avevi (Associação de Câmaras e Vereadores do Vale de Itapocu).

O evento é uma parceria entre a Escola do Legislativo da Alesc, o grupo de pesquisa Politeia, da Udesc-Esag, a Controladoria-Geral do Estado e a organização Act4Delivery, com financiamento da Fapesc.

A escolha pela aplicação da pesquisa junto aos legislativos da Avevi, que reúne Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, ocorreu em razão da região ser exemplo de articulação e trabalho colaborativo a partir da diversidade de seus legislativos municipais, com potencial para ser referência para outras localidades.

A intenção é contribuir com os legislativos municipais na implementação e aperfeiçoamento de iniciativas baseadas nos conceitos de governo aberto, considerando que os avanços e os desafios para garantir transparência na gestão pública, acesso à informação, participação cidadã, prestação de contas e uso de tecnologia e inovação estão cada vez mais na pauta de agentes públicos e políticos em nível global.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler, a ideia é conhecer as ações que já estão sendo realizadas pelas Câmaras Municipais da região e identificar pontos que possam trazer resultados melhores à população a partir da aplicação da metodologia de governo aberto e transparência nos legislativos.

Mulheres na Política

Na quarta-feira (20), o debate será em torno dos desafios para inserção das mulheres no cenário político, com a realização de nova edição da Caravana de Inclusão da Mulher na Política, das 18h às 21h, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

O debate terá início com uma mesa-redonda reunindo as deputadas estaduais Paulinha e Luciane Carminatti, a ex-deputada e atual diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler, a doutora em Direito, Elizete Lanzoni, e a vereadora Nina Santin Camello.

Estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, entre 2016 e 2022, o Brasil teve 52% do eleitorado constituído por mulheres, 33% de candidaturas femininas e, em média, 15% de eleitas. Ou seja, as mulheres são mais da metade da população e do eleitorado, mas não conseguem essa mesma expressão na política. Dados da União Interparlamentar com base em informações fornecidas pelos parlamentos nacionais de quase 190 países, revelam que, em 2022, o Brasil estava na posição 129, com apenas 17,7% de assentos ocupados por mulheres na Câmara dos Deputados.

 

Evento PL

Mais de 100 mulheres participaram de evento promovido pelo Partido Liberal (PL) de Guaramirim, na quinta-feira (14), em comemoração ao Mês da Mulher. Marcaram presença no encontro, a vereadora de Itapoá Janayna Gomes Silvino, e de forma remota, a deputada Júlia Zanatta. Foram abordados temas relacionados à importância da mulher na política e também ocorreram novas filiações e novos nomes para concorrer ao Legislativo neste ano. Segundo uma das organizadores do encontro, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, o evento serviu para compartilhar experiências e reiterar a importância da participação ativa das mulheres na política e no desenvolvimento da cidade, de SC e do Brasil.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.