Ontem foi um dia de festa para os pacientes oncológicos do Hospital e Maternidade São José. A terceira edição do Onco Dia proporcionou sessões de microfisioterapia, espaço de beleza (corte de cabelos, unhas e maquiagem), estúdio fotográfico, apresentações musicais e orientações sobre prevenção e tratamento da doença. O evento repercutiu o Dia Mundial de Combate ao Câncer, que ocorreu em 4 de fevereiro. O evento anual é viabilizado por meio da parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sociedade Sem Câncer e Oncoclínica.
A responsável pelo Marketing do Hospital São José, Michele Tamanini, explica que o evento envolve profissionais do setor e mais de 50 voluntários, como o Núcleo de Cabeleireiros da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), um dos mais procurados. “O objetivo é proporcionar uma rotina diferente, com diversão, aumentar a autoestima. Porque o tratamento não é fácil”, reconhece.
A administradora da Oncoclínica Jaraguá, Olici Pierina Zat, que presta serviço na oncologia clínica do hospital, conta que em média são prestados 530 atendimentos ao mês para a microrregião, mais São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. “Pela realidade do país, aqui é considerado um fluxo de atendimento com excelência”, destaca.
A dona de casa Wilce Maria Peter Hartmann, 47 anos, enquanto esperava a irmã Weralice, 55, paciente de quimio, usufruiu de maquiagem. “Tratam a Weralice super bem aqui. A cada 21 dias ela se trata e fica torcendo para vir para cá”. Maria do Carmo da Silva Reis, 53, voluntária da Sociedade Sem Câncer, vibrou com a maquiagem: “Hoje, vou sair daqui e arrumar um noivo”, brincou.