Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Abertura de empresas em Jaraguá do Sul agora leva menos de meio dia

Foto: Arquivo OCP

Por: Pedro Leal

13/03/2024 - 06:03 - Atualizada em: 13/03/2024 - 14:30

Onze horas, menos de meio dia. Este foi o tempo médio de abertura de empresas em Jaraguá do Sul em janeiro deste ano, fruto dos esforços de desburocratização do grupo especial de trabalho “Pró-Empresa”, voltado para reduzir a burocracia envolvida na abertura de empresas no município e a garantir segurança jurídica para os investimentos locais.

O número é resultado de um esforço contínuo que vem desde 2019 e que redobrou seus esforços em 2022, explica o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho. Quando os esforços começaram, a média para a abertura de uma empresa no município era de 8 dias e 15 horas – 18 vezes o tempo que leva atualmente.

Segundo Sarmanho, este resultado, que segue se demonstrando mesmo após superar a marca de um dia, em 2022, veio como parte de uma união de esforços entre todos os órgãos públicos e secretarias envolvidos na emissão de licenças, alvarás e registros, unificando dados e evitando desencontros e redundâncias que frequentemente se revelavam ao longo do processo.

Divulgação/PMJS

“Por exemplo, era muito comum que um empreendedor tivesse que entregar um determinado documento e, ao ir em outro departamento para dar continuidade ao processo ou solicitar um alvará, descobrir que precisava novamente do mesmo documento”, explica.

A celeridade também veio como resultado da automação de vários dos processos, feita, segundo o secretário, sem que fosse perdida a qualidade do trabalho. “Muitos municípios menores automatizam o processo de forma bruta, automatizando tudo, o que resulta em licenças e alvarás sendo emitidos onde não deveria. O que nós fizemos é uma automação caso-a-caso, onde é possível automatizar e alertando onde é necessário mais análise”, explica.

Hoje, são 28.770 CNPJs ativos em Jaraguá do Sul, entre 27.711 matrizes e 1.059 filiais. 2024 já viu a aberura de mais 583 empresas e o desligamento de 251, com um saldo de 282 novas empresas atuantes no município.

Divulgação/PMJS

O município vem se mantendo com um saldo altamente positivo de abertura de empresas – em 2023, foram 3.130 novos CNPJs no município – mesmo com um adesaceleração desde um pico de 4.007 novas empresas ativas em 2021. Segundo Sarmanho, essa desaceleração se deve a uma “normalização” dos processos econômicos após a pandemia – que viu um grande número de trabalhadores migrando para abrirem suas próprias empresas.

Além da agilidade, o trabalho do Pró-Empresa traz uma coisa muito necessária para garantir segurança jurídica às empresas atuantes em Jaraguá; o trabalho unificado evitaria conflitos de informações que muitas vezes dificultam investimentos e colocam a viabilidade deles em cheque. Para Sarmanho, é essa segurança que vem atraindo não só novos empreendedores dentro de Jaraguá, mas novos investimentos de fora do município.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).