Na noite de quinta-feira (7), a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), promoveu a assembleia anual do Programa Bolsa Desportiva, que lotou o Grande Teatro da Scar.
- Inscrições para o Bolsa Atleta de Jaraguá do Sul estão abertas
- Treinadores assinam Termos de Adesão do Bolsa Técnico Desportivo de Jaraguá do Sul
O evento contou com a presença da maioria dos representantes das modalidades atendidas pelo programa, além do prefeito José Jair Franzner, do chefe de gabinete João Berti e da secretária da Secel, Natália Lúcia Petry.
A titular da pasta fez questão de ressaltar a importância das entidades desportivas parceiras, o papel fundamental das famílias que incentivam, apoiam e acompanham seus filhos e o empenho e dedicação dos atletas.
A secretária também enfatizou o apoio da administração municipal, desde 2017, e o crescimento dos programas Bolsa Desportiva e Bolsa Cultural.
“Quem já atuava nas modalidades, antes de 2017, sabe que as equipes faziam rifas, pasteladas, feijoadas e diversos outros eventos para arrecadar fundos para essas despesas. Nem todos conseguiam participar das competições. Com esse suporte financeiro, aumentamos nossa participação, melhoramos sensivelmente nossos resultados e cresceu vertiginosamente o número de atletas com pódio e aptos a pleitear o benefício do Bolsa Atleta. Em 2017 eram apenas 95 e atingimos a marca de 434 atletas contemplados, em 2023”, disse.
Franzner também destacou a evolução do programa ao longo dos anos.
“Esse programa que começou pequeno, lá em 2017, com o aporte de recursos públicos, com o trabalho da equipe da Secel (uma equipe pequena mas aguerrida), sob o comando da Professora Natália Lúcia Petry, a parceria com as entidades desportivas, o excelente trabalho dos técnicos, o esforço e a dedicação dos nossos atletas e o apoio e participação das famílias, se tornou o maior programa desportivo do país. Digo isso sem qualquer dúvida”, afirmou.
O evento também teve a apresentação do Grupo Competitivo de Danças Urbanas do Programa Bolsa Cultural, coordenado pela Professora e coreógrafa Stela Liss, integrante da equipe de Técnicos Culturais.
No encontro ainda foram apresentados os números de 2023 referentes às áreas atendidas pelo Programa Bolsa Desportivo que ainda inclui: investimentos em transporte, alimentação e hospedagem para participação em eventos, fisioterapia para os atletas, pagamento de taxas de inscrição, entre outros benefícios.