O Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) de Jaraguá do Sul realizou na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, uma plenária para aprovação do novo estatuto da entidade.
Criado pela Lei Municipal nº 3.724 de 22 de dezembro de 2004, e alterado pela Lei Municipal nº 7.304/2016, o Comdim, é órgão colegiado, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil consultivo, normatizador e controlador das ações, com a finalidade de promover no município políticas públicas de defesa dos direitos da mulher.
Segundo a secretária executiva do Comdim, Maricler Albino, havia uma necessidade de se atualizar o estatuto. “Esta nova regulamentação vai permitir acompanhar e amparar as mulheres que sofrem algum tipo de violência, num trabalho conjunto com o Ministério Público e a Delegacia da Mulher”, afirma a secretária.
Maricler destacou ainda que não é somente no dia 8 de Março que os direitos femininos devem ser lembrados. “Mas esta data sempre nos leva a uma reflexão que nos remete a todas as ‘marias’ e suas demandas na sociedade”, argumentou.
Devido a problemas particulares, a presidente do Comdim, a coronel Arlene Sousa da Silva Villela, comandante do 12º CRPM (Comando Regional da Polícia Militar), não pôde estar presente. Coube a vice-presidente Daniela Giovanella presidir à plenária que também homenageou a conselheira Jussana Beatriz Lunelli Buzzi que está deixando o Comdim para assumir novas funções na Administração Municipal.