A Secretaria de Saúde de Saúde promoveu, nos dias 28, 29 de fevereiro e 1º de março, uma capacitação para os funcionários das UBSs sobre o Protocolo de Acesso aos Serviços de Saúde na Atenção Primária.
O evento foi voltado aos enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares em enfermagem, atendentes, agentes comunitários de saúde e recepcionistas.
O acesso aos serviços de saúde é um dos pilares fundamentais para garantir a qualidade e a eficiência dos cuidados desta área em uma comunidade.
Neste sentido, o Protocolo de Acesso aos Serviços visa a padronização do acolhimento, da escuta qualificada, dos atendimentos e encaminhamentos nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Ele busca contribuir para um atendimento profícuo e uniforme em todas as UBSs, além de ajudar com o monitoramento de indicadores e a identificação de áreas que necessitam melhorias.
Segundo Mariane Paszcuk Turcatel, presidente da Comissão Permanente de Implantação, Monitoramento e Avaliação dos Protocolos de Enfermagem, essa é uma iniciativa estratégica para fortalecer a Atenção Primária à Saúde e promover melhor prestação de serviços de saúde à comunidade.
O secretário de Saúde, Alceu Moretti, reforça a importância das capacitações para os servidores.
“Essas capacitações fazem com que se consiga a uniformização dos atendimentos nas Unidades de Saúde, sempre focando no acolhimento dos munícipes e buscando atender as demandas. Elas são importantes, também, para a valorização dos colaboradores, fazendo com que possam interagir entre si, compartilhando dúvidas e buscando soluções”, completa.