No Dia Nacional da Música Clássica, veja o top 5 de melhores composições

Foto: Couleur/Pixabay

Por: Milena Natali

05/03/2024 - 13:03 - Atualizada em: 05/03/2024 - 14:15

A música clássica desempenha um papel multifacetado na sociedade, contribuindo para a preservação cultural e histórica.

Neste Dia Nacional da Música Clássica, separamos algumas obras que ao chegar em seu ouvido te farão pensar “eu já ouvi isso antes”, seja em filmes, concertos ou até mesmo no Tik Tok.

 

  1. Mozart – Eine kleine Nachtmusik (Pequena Serenata Noturna)

Composta em 1787 por um dos principais nomes clássicos, Wolfgang Amadeus Mozart, a canção foi usada em diversos filmes como: Alien, Ace Ventura e também apareceu com destaque no filme Amadeus sobre o próprio compositor.

 

  1. Beethoven – Für Elise

Esta peça nunca foi publicada durante a vida de Beethoven e só foi descoberta quarenta anos após sua morte. Como resultado, ninguém sabe ao certo quem era o tal ‘Elise’ do título…

 

  1. Beethoven – Sinfonia nº 5 em dó menor

Esta sinfonia de Beethoven possui os quatro acordes mais famosos de todos os tempos, o famoso “pam pam d.uuum”. Alguns críticos de música dizem que essa abertura representa o som do Destino batendo na porta.

 

  1. Vivaldi – As Quatro Estações

As Quatro Estações é na verdade um grupo de quatro concertos para violino de Antonio Vivaldi. Cada um dá uma expressão musical a uma estação do ano. O barulho dos dentes batendo no inverno, a tempestade dramática no verão e a chegada da caça no outono marcam presença na melodia.

 

  1. Johann Strauss II – O Danúbio Azul

No Brasil, a canção ficou conhecida por ser utilizada diversas vezes em valsas de 15 anos e casamentos. A popularidade da música é evidenciada pelo seu uso frequente em filmes, programas de televisão e outros meios de entretenimento.

Existem outras obras que qualquer amante (ou não) de música clássica reconheceria facilmente. E você, conhece todas? Comenta aqui qual é a sua favorita!

Notícias no celular

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.