Mais de 50 toneladas de lixo são recolhidos de rua de Gaspar durante mutirão de limpeza

Foto: Divulgação / Prefeitura de Gaspar

Por: Luan Tamanini

20/02/2024 - 16:02 - Atualizada em: 20/02/2024 - 16:07

Equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e das secretarias da Prefeitura de Gaspar removeram mais de 50 toneladas de lixo descartado na Estrada Geral da Garuba, no Bairro Gaspar Grande, durante um mutirão de limpeza realizado no último sábado (17).

Para o mutirão, foram mobilizados cerca de 20 servidores, dois caminhões tipo caçamba e uma retroescavadeira. A quantidade de lixo recolhida encheu a caçamba oito vezes, sendo transportada intercaladamente até a empresa responsável pela reciclagem dos materiais. No entanto, devido à chuva ocorrida no sábado, o serviço teve que ser interrompido e será retomado nesta semana.

Do local, foram removidos móveis, entulhos de construção civil e muitas embalagens de bisnagas de silicone. Todos esses materiais deveriam ser descartados no Ecoponto ou por meio do aluguel de uma caçamba coletora de entulho, conforme determina a Lei.

O prefeito Kleber Wan-Dall comentou sobre a ação. ‘Apesar de inúmeros apelos o problema é recorrente. E isso faz com que a gente desloque servidores, equipamentos e zeladoria nesses locais para recolher a sujeira’, pontua o prefeito.

Conforme estabelecido pela legislação municipal, Lei nº 3.934, o descarte irregular de resíduos volumosos está sujeito a multa administrativa. Além disso, o descarte de materiais inúteis em áreas públicas é um problema grave na cidade, comprometendo a saúde pública, causando danos ambientais e contribuindo para a propagação da dengue.

Segundo a prefeitura, a falta de sincronia com os horários do serviço de coleta também é uma questão recorrente, desrespeitada por muitos residentes.

Notícias no celular

Whatsapp