A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa atenderá neste sábado (10), das 9 às 12 horas, com o projeto “Troca-troca de livros”. A proposta estimula o hábito da leitura e também é uma oportunidade para conhecer pessoas que apreciam diferentes estilos literários. Para participar é preciso que os exemplares estejam em bom estado de conservação.
A instituição pública abre as portas dois sábados por mês. Num deles ocorrem as tradicionais “Contações de Histórias”. No outro, a troca de livros e outros projetos em fase de elaboração como Oficina Criativa, Roda de História e Gincana.
De acordo com a supervisora da biblioteca, Meury Geize da Silva, os leitores podem trazer novos títulos, inclusive de obras com edição esgotada. “O munícipe não investe na aquisição e a biblioteca diversifica o acervo. Os livros que hoje estão estocados no depósito passarão para as mãos dos leitores, todos saem ganhando”, explica.
O idealizador do projeto, o bibliotecário Magnum de Oliveira, disse que a troca de livros já ocorre em outras instituições, mas a ideia foi criar um evento em que também haja confraternização entre os leitores.
A chefe da biblioteca, Yenifer Jaciara Stefano Pino, explica que o objetivo é promover a rotatividade de títulos com diversos exemplares no acervo.
O órgão público promove outros projetos com o intuito de faciliar e incentivar a leitura. Durante a pandemia, com as regras sanitárias de isolamento social, e impedida de promover o atendimento presencial, iniciou, por sugestão de uma frequentadora, o “Projeto Delivery”, levando obras até os leitores.
Antes disso, já contava com pontos de distribuição por meio dos projetos “Leitura no Terminal” e “Biblioteca Convida”, quando algumas obras ficavam à disposição da população e depois devolvidas.