O cenário do Carnaval de Jaraguá do Sul ganhará vida de uma maneira inédita e emocionante com a produção de um documentário dedicado a um dos seus principais ícones: Mestre Manequinha. Este renomado carnavalesco foi uma figura que por décadas encantou e inspirou centenas de pessoas com sua elegância, paixão e dedicação à tradição carnavalesca.
A filmagem do documentário iniciou no ano passado e promete trazer à luz não apenas a jornada de Manequinha no carnaval como sua história envolvendo o Boi de Mamão e o Terno de Reis em Jaraguá do Sul.
O Carnaval é mais do que apenas uma festa no calendário cultural brasileiro; é uma celebração de identidade, expressão e comunidade. Em Jaraguá do Sul, esta festividade contou por muitos anos com suas raízes no próprio Mestre Manequinha, cuja trajetória de vida e dedicação ao Carnaval são tão cativantes quanto os movimentos graciosos que de uma porta-bandeira durante os desfiles.
O filme, Manequinha – Do Samba ao CEU, está sendo produzido pela equipe da Câmera Coelho, em parceria com a Cia Artística Avenida Lamparina e Ateliê Lu Antunes, tendo a pesquisa feita pelo jornalista Jean Knetschik. Sob a direção de Thiago Barba, o documentário promete ser uma homenagem tocante a Mestre Manequinha e à cultura negra de Jaraguá do Sul.
“A vida de Manequinha é marcada por alegrias. Tanto que a imagem que temos dele e que foi enfatizada pelos entrevistado era dele sempre sorridente, vestido com seu terno branco, bem alinhado e com um sorriso no rosto”, destaca o diretor.
Entre as entrevistas, amigos de Manequinha, pessoas que trabalharam com ele e alguns parentes falaram um pouco sobre esse mestre que tanto fez pela cultura do município. O documentário não apenas imortalizará a história de Mestre Manequinha, mas também destacará a riqueza cultural e artística de Jaraguá do Sul. Espera-se que o filme sirva como uma ferramenta educativa, inspirando futuras gerações a valorizar e, quem sabe, retomar a realização do carnaval em Jaraguá do Sul, perdido há alguns anos.
Produzido com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema 2022, o documentário sobre Mestre Manequinha promete ser uma jornada emocionante através das cores, ritmos e histórias que compõem o carnaval de Jaraguá do Sul. A previsão é que essa obra seja lançada no mês de maio, com sessões no CEU das Artes que leva o nome do próprio Manequinha, na Vila Lenzi.