Provavelmente você já teve algum problema – ou conhece alguém que teve – envolvendo o Código de Defesa do Consumidor (CDC). São diversos os problemas enfrentados pelos consumidores e podem variar de acordo com o segmento do fornecedor.
Todo consumidor tem direitos que buscam proteger eventuais abusos por parte do fornecedores. Esses direitos estão protegidos por leis e regulamentações, criados para garantir acesso a produtos e serviços com um mínimo de qualidade e seguros.
Leis que protegem os consumidores
No Brasil, a principal lei que protege os consumidores é o CDC, que estabelece uma série de direitos e deveres para os consumidores e fornecedores – inclusive, prevê sanções para quem descumprir suas regras.
Os direitos dos consumidores são amplos e incluem, dentre outros: direito à informação, direito à escolha, direito à segurança, direito à qualidade, direito à proteção contra publicidade enganosa ou abusiva e direito à defesa dos seus direitos.
Principais problemas enfrentados
Alguns dos principais problemas enfrentados pelos consumidores brasileiros são: atraso na entrega; produto com defeito ou diferente do anunciado; dificuldade de troca ou devolução; falta de segurança nas compras on-line, sites fraudulentos e golpes; cobrança indevida; dificuldade de cancelamento, contratos com cláusulas abusivas e burocracia excessiva; atendimento precário, falta de canais de comunicação eficazes, longas esperas e respostas insatisfatórias; falta de informação e suporte.
É importante ressaltar que o CDC é a ferramenta que protege os consumidores e garante seus direitos. Por isso, os consumidores devem estar atentos às leis e exigir seus direitos, buscando ajuda nos órgãos de defesa do consumidor.
Indenização por danos
Se um consumidor sofrer danos, seja moral ou material, em decorrência de um produto ou serviço adquirido, ele pode buscar indenização judicial. Os danos morais estão ligados ao sofrimento ou constrangimento. Já os danos materiais são aqueles que se
referem a perdas econômicas.
No entanto, o consumidor deve comprovar os danos sofridos, isso pode ser feito por meio de provas testemunhais, documentais, relatórios médicos, perícias, etc.
Para se proteger, é importante que os consumidores conheçam seus direitos. Também é importante ficar atento às informações que são fornecidas pelos fornecedores, além de exigir que os produtos e serviços adquiridos atendam aos padrões mínimos de
qualidade e segurança. Na dúvida, busque orientação de um escritório de advocacia ou do Procon.
Onde encontrar:
Endereço: R. Expedicionário Cabo Harry Hadlich, 285 – sala 01 – Centro, Jaraguá do Sul – SC, 89251-380