Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Glaucoma em cães

foto: divulgação

Por: Coluna Pet

05/02/2024 - 09:02 - Atualizada em: 05/02/2024 - 15:56

O glaucoma é uma doença muito complexa e se caracteriza não só pelo aumento da pressão intraocular, mas também pelas lesões sofridas pela retina.

Enquanto os seres humanos podem conviver anos com o glaucoma e manter a visão, nos cães é uma doença muito frustrante, pois algumas horas de pressão alta já começam a ser instaladas lesões irreversíveis na retina que levarão inevitavelmente a cegueira com o passar do tempo.

Os sintomas do glaucoma em cães servem de alerta e podem incluir: vermelhidão nos olhos, córnea azulada, dor intensa na região, mudança de comportamento do animal, piscar excessivo do olhos, lacrimejamento em excesso, esbarrão nos objetos, esfregar as patas nos olhos, ficar com os olhos fechados, tremores nas palpebras, andar com cabeça baixa e desconforto à presença de luz.

Nos estágios iniciais pode ficar um pouco difícil identificar os sintomas do glaucoma nos animais, principalmente para os tutores. Devido a isso há a necessidade de ter um acompanhamento profissional de um Oftalmologista Veterinário.

Existem muitas raças predispostas a alterações no ângulo de drenagem do humor aquoso (líquido que preenche a parte anterior do olho), caracterizando o ângulo fechado e o desenvolvimento do glaucoma agudo e crônico. Entre eles podemos citar o Chow Chow, Sharpei, Beagle, Basset Hound, Shitzu, Pastor Alemão, entre outros. Outras causas de glaucoma são as inflamações intraoculares, traumas e até mesmo tumores!

O rápido diagnostico é essencial para o melhor tratamento e principalmente o controle da dor.

No Hospital Veterinário Amizade, contamos com a Dra. Camila Baruel, especializada em oftalmologia e com ampla experiência na área. Marque uma consulta oftálmica e garanta a saúde ocular do seu pet.

 

Seu Pet! Nossa Amizade!

Gabi, uma história de superação

foto: divulgação

Todos pacientes são especiais mas alguns se destacam pela sua história de superação, Gabi é uma delas. Foi atendida no Hospital Amizade sem conseguir se alimentar, com uma dificuldade importante de locomoção, e além disso com úlceras oculares de difícil cicatrização, devido a perda do reflexo de piscar.

Foi diagnosticada com MEG (Meningoencefalite Granulomatosa) em maio de 2022. Uma doença de difícil diagnóstico e prognóstico muito ruim. Mas logo se iniciou seu tratamento, longo e desacreditado por alguns. Mas Gabi e sua família não desistiram! Muitas idas e vindas à internação sob cuidados da Dra Ana Carolina, Dra Amanda Pozzi e toda equipe do Hospital Veterinario Amizade e ela seguiu seu tratamento e os cuidados periódicos do seu olhinho, com a Dra. Camila Baruel.

Hoje quase em remissão total Gabi é novamente aquela pequena companheira feliz e sapeca. Somos todos muito gratos por ter feito parte da grande história de superação.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Coluna Pet

Mais saúde e qualidade de vida para o seu pet com dicas do Hospital Veterinário Amizade. Idealizado pela Dra. Daniela Brecht, médica-veterinária especializada em dermatologia, o Hospital Veterinário Amizade é referência regional por sua estrutura completa, especializada em cães, gatos, aves e animais exóticos, e pela excelência no atendimento médico-veterinário-hospitalar.