O novo sacerdote do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Mãe dos Homens é o Pe. José Cipriano Neto, mais conhecido como Pe. Zeca. Ele começa a atuar no trabalho de evangelização em Araranguá a partir da missa de acolhida que será neste sábado (03) às 18h no Santuário.
Padre Zeca é natural de Jacinto Machado e tem familiares que residem nas cidades de Criciúma e Içara. Sua última missão, antes da transferência para Araranguá, foi como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Boa Vista em Criciúma, de 2021 até o início de janeiro deste ano.
Padre Zeca tem boa experiência como membro do clero da Diocese de Criciúma, tendo iniciado os estudos na Igreja quando a diocese ainda não havia sido instalada em Criciúma, época em que a região fazia parte da Diocese de Tubarão.
Conheça mais da trajetória do novo vigário paroquial
Padre José Cipriano conta que seus primeiros passos na Igreja foram no seminário de Tubarão.
“Minha primeira experiência foi no propedêutico (estudos de introdução e preparação). Minha ordenação presbiteral foi no dia 23 de junho de 2007, na Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, em Criciúma. Nesse mesmo ano, fiquei como vigário paroquial na Paróquia Santo Agostinho, no bairro Rio Maina, também em Criciúma, até o final daquele ano”, conta Pe. Zeca.
– Em 2008 ele atuou como vigário na Paróquia Santo Antônio, em Sombrio.
– Em 2009, foi pároco da igreja matriz São Roque de Timbé do Sul.
– Em 2011 a 2015, foi pároco na Paróquia da Vila Nova, Içara.
– Em 2015 auxiliou por um semestre a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá.
– Em 2016, foi novamente vigário na Paróquia Santo Antônio, Sombrio.
– De 2017 a 2021, foi pároco da igreja Matriz Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa do Sul.
– Por fim, de 2021 a 2024, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Criciúma.
“Espero poder ser presença de comunhão junto ao reitor e às comunidades”
O sentimento de desafio e de boas expectativas surgem para todos os sacerdotes que têm a missão de auxiliar na grande e importante Paróquia e Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, a mais antiga e uma das mais simbólicas quanto às tradições culturais da Diocese.
“Estou otimista para essa nova experiência de vigário no Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Espero poder ser presença de comunhão junto ao reitor e às comunidades. Espero poder retribuir todo o carinho, a acolhida. A festa em honra a Nossa Senhora, sempre é uma oportunidade de fazer uma grande experiência com o povo, reflexões sobre devoção e orações à Mãe de Deus. Desejo e rogo a intercessão materna da Mãe Santíssima a todos os fiéis e que possamos fazer tudo o que o Senhor nos disser”, finaliza Pe. José Cipriano.