O governador Jorginho Mello veio até Jaraguá do Sul para conferir de perto os estragos causados pela chuva.
Na tarde desta segunda-feira (29), o helicóptero pousou no 14º Batalhão de Polícia Militar.
Em seguida, a comitiva, que contou com a presença do coronel Fabiano de Souza, secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, foi para o bairro Rio Molha, o mais atingido.
O prefeito Jair Franzner e o deputado estadual Vicente Caropreso também acompanharam a visita.
Em entrevista coletiva na rua Walter Marquardt, Jorginho destacou a intensidade do evento climático.
O chefe do Executivo estadual também esteve nas ruas Anna Zacko e Arnoldo Leonardo Schmidt, onde conversou com moradores.
Os dois locais ficaram intransitáveis devido a força de uma enxurrada.
“Como eu estava vendo com o prefeito, ele já socorreu algumas pessoas que perderam alguma coisa. No mais, é a limpeza das vias e ver o que precisa ser recuperado. Pelo volume de água, 60 milímetros em 20 minutos, não tem estrutura que aguente. Graças a Deus ninguém ficou ferido”, frisou.
O governador lembrou que a bandeira do governo de Santa Catarina é a prevenção.
“Nós precisamos realizar a limpeza dos rios, pois a água precisa para ter onde escoar. Porém, nesse caso, é muito calor e, quando a chuva escolhe um lugar, acontece isso. Nós vamos começar a dragagem pelo rio Itajaí-Açu. Com a Fecam, vamos realizar ações para a limpeza dos rios durante um dia cada”, explicou.
Em seguida, a comitiva do governador seguiu para Joinville, onde ocorreu um acidente com produto tóxico na Serra Dona Francisca.