Contar segredos? Nem para a mãe Joana, não no mundo de hoje. Perdão, errei. Disse mundo de hoje, devia ter dito mundo de sempre. Desde os folclóricos Adão e Eva que é preciso ter um pé à frente e outro atrás antes de abrirmos a boca. Cansei de ouvir pessoas dizendo, ah, eu só conto certas coisas para os meus pais, só confio neles! Outros tempos. Claro que há pais confiáveis, mas vai saber… A maioria que anda por aí não é tão confiável assim. Ora, se muitos pais não merecem confiança, quem vai merecer? Antigamente, na Inquisição foi um surto, os ingênuos iam contar de seus “segredos”, fazer confissões religiosas e “misteriosamente” muito do que era contado acabava chegando aos déspotas de plantão. O que era para ficar em segredo era contado, era levado para os aplicadores da lei. E as mulheres eram enforcadas, as mulheres. Afinal, as bruxas eram elas. Como ainda são hoje para muitos dos safados que andam pelas esquinas, afinal, não inventaram que um dito “pecado original” foi obra de uma mulher? Exigem de tudo das mulheres e nada dos homens… Muitas pessoas andam abrindo o bico nas redes sociais, que de sociais têm muito pouco, gente que conta de seus infernos existenciais, pessoas que falam até em pormenores de sua vida sexual… Buscam o quê? Admiração? Pena? Vão acabar mastigando urtigas de arrependimento. Há pouco li sobre um bafafá com muita gente envolvida, questão de uma jovem mulher (dizem que é atriz) e que contou sobre um estupro de que foi vítima, a gravidez indesejada e a entrega do filho para adoção… Mais ou menos isso. Um “jornalista” aproveitou da história da mulher e fez comentários. Caíram de pau sobre ele. A questão virou um furacão em razão de a mulher ter contado de suas intimidades, questões extremamente delicadas e pessoais, dela. Não devia ter feito. Para que contar dessas vivências, para que deixar o Maracanã lotado saber de sua vida? É isso. Não confiar em ninguém, não se expor, não soltar a língua. Quem fizer isso, vai deixar multidões intrigadas, mas… Só intrigadas, nunca vão saber de questões que só servem para dar armas aos maldosos para atirar contra a pessoa ingênua que falou o que não tinha que falar. Em boca fechada…
IDADE
Todos os dias, aqui ou ali, vejo fotos e histórias de pessoas com idade bem avançada começando um estudo ou iniciando-se num trabalho. E fazem isso cheias de entusiasmo, pessoas exemplares. A maioria, bem mais jovem, quer conforto e descanso. Ignoram que vão “descansar” bem mais cedo, é o que mostram as estatísticas. Envolver-se fogosamente em alguma coisa é o melhor elixir da vida. E esse elixir custa apenas o suor da vontade e o engajamento à vida. Elixir de bem poucos…
BARULHO
Vagabundos circulam com motos barulhentas, motos deixadas barulhentas em oficinas para infernizar, intencionalmente, a vida de pessoas. E nada, nada lhes acontece. Quantos aqui na cidade? Ou quem de direito pega esses vagabundos que fazem barulho com motos ou que o povo se organize… Esses afrontadores sabem o que estão fazendo e fazem para provocar. Será que eles nunca ouviram um barulho nos ouvidos…?
FALTA DIZER
O cara é metido, tem dinheiro, fanfarrão, pinta e borda, costuma surrar mulheres e está condenado por um estupro praticado. Ele tem outras acusações de estupro esperando por julgamento, pois mesmo assim… Quem assumiu a defesa dele é uma advogada, mulher. Tudo em São Paulo. Uma mulher defendendo um estuprador de mulheres…