Neste sábado (6), previsão de sol com algumas nuvens na maior parte do dia em SC, com pancadas isoladas de chuva à tarde e início da noite. No Litoral Norte mais nebulosidade com aberturas de sol. Temperatura em elevação com vento sudeste, com variações de leste no Oeste e no Meio Oeste, fraco a moderado. Sistema de alta pressão com centro no oceano, em frente ao litoral do Uruguai e RS.
Já no domingo (7) sol e calor na maior parte do dia em SC. Durante a tarde ocorrem pancadas rápidas e muito isoladas de chuva, típicas de verão. Temperatura alta, superando os 30°C em boa parte do estado com vento sudeste passando a nordeste durante a tarde, fraco a moderado.
Jaraguá do Sul e região
Sábado (6): mínima de 18° e máxima de 29°
• ManhãSol com algumas nuvens • Tarde Nebulosidade variável e chuva isolada
Descrição da imagem de satélite: 5/2/2016 17h50
Nuvens com grande desenvolvimento vertical (em tons de verde e vermelho na imagem satélite) sobre o Sul do Brasil e países vizinhos associados a áreas de instabilidade (sistema de baixa pressão) e ao deslocamento de uma frente fria no oceano na altura do Litoral da região Sul do Brasil. Em SC, núcleos de instabilidade provocam pancadas de chuva com raios na maioria das regiões. Segue quente e abafado nas próximas horas.
Descrição da escala de cores da Imagem de Satélite:
As cores nas imagens de satélite representam a temperatura do topo das nuvens. O preto indica a ausência de nebulosidade e, quanto mais destacado, menor a umidade relativa do ar. O branco e cinza estão associados à presença de nuvens baixas, as quais podem estar muito próximas à superfície, como os nevoeiros e as nuvens stratus que, por vezes, podem resultar em chuvisco. O verde está relacionado a nuvens médias e altas, com topos em altitudes superiores a 10km. As médias, como os altocumulus, altostratus e nimbustratus, podem provocar chuva fraca ou moderada. As nuvens altas, como os cirrus, cirrucumulus e cirrustratus, são transparentes e não provocam chuva e nem sombreamento intenso. O vermelho e o azul indicam a presença de nuvens do tipo cumulunimbus, de grande desenvolvimento vertical e atividade chuvosa intensa. No caso do azul, maior é a altura do topo da nuvem e grande a chance de ocorrência de granizo e temporal.
Fonte: Epagri/Ciram