Grupo de Teatro de Jaraguá do Sul é classificado para Festival de Minas Gerais

Fotos: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

16/01/2024 - 15:01 - Atualizada em: 16/01/2024 - 15:23

O Grupo Teatral Juvenil Kefi, do Programa Bolsa Cultural, segue hoje (16) para Governador Valadares, em Minas Gerais, onde participa do 16º Festival Nacional de Teatro (FENTA). Dentre os 60 inscritos, 20 foram classificados para o evento. Os estudantes encenarão: Quem matou Alice no país das Maravilhas?

A peça participou do Festival Nova Cena, em agosto de 2023, um evento anual não competitivo. Agora, em Minas Gerais, a trupe jaraguaense compete pelo Troféu Oitis, que será entregue no último dia do festival.

 

O Fenta tem como tema “Esse é Nosso” e ocorre entre os dias 18 e 21, período em que receberá 20 espetáculos adultos e infantis, em oito locais diferentes, apresentados por grupos de nove Estados do país – Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Tocantins, além das oficinas de capacitação.

Trata-se de uma realização da Cia de Artes Asas do Invento, com o apoio da Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) e a contribuição de voluntários de diversos grupos e coletivos da cidade.

Uma das novidades da 16ª edição será a apresentação no Pico da Ibituruna, se o tempo permitir. O local é parecido com o Morro das Antenas de Jaraguá do Sul e deve criar um cenário especial para a exibição de uma peça teatral.

De acordo com o edital do Fenta, os espetáculos serão variados, direcionados para o público adulto e infantil, nas categorias palco, rua e alternativo. As apresentações terão duração média de 40 a 50 minutos cada. Haverá ainda uma Noite Cultural, com palco aberto, no primeiro dia de festival, que acontecerá na Casa de Cultura Kumbuca, no bairro São Pedro.

As exibições ocorrem em vários bairros e equipamentos, como praças, ruas, espaços alternativos e o Teatro Atiaia, recentemente reinaugurado, após oito anos fechado.

Com uma abordagem inclusiva, o festival apresentará espetáculos divididos em quatro categorias distintas. Rua, com performances ao ar livre, integrando a arte com o espaço urbano; Alternativo, com espetáculos inovadores e experimentais, explorando novas formas de expressão; Adulto, com peças teatrais voltadas para o público maduro, abordando temáticas diversas e Infantil, com atrações especialmente desenvolvidas para encantar o público infantil, incentivando o gosto pelo teatro desde a infância.

Na ocasião do embarque, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, conversou com o grupo e com os pais, tranquilizando-os em relação à viagem e enalteceu a classificação para mais um festival nacional de teatro. “Isso é resultado da persistência e criatividade de cada um de vocês e também do excelente trabalho realizado pela professora Thaysa. Façam o seu melhor e o resultado virá naturalmente”, disse. O grupo ficará hospedado em hotel e toda a movimentação dentro de Governador Valadares será feita sempre em grupo e com a supervisão das duas professoras.

Quem matou Alice no país das Maravilhas é uma uma criação dos participantes do Grupo Teatral Juvenil Kefi, sob a orientação da professora Thaysa Petry Lisbôa. A peça traz um novo olhar para o destino da protagonista dessa história. Alice não apenas cai na toca do coelho, mas em si mesma e seu destino é terrivelmente inevitável. Diante de um tribunal repleto de provas perfeitamente contaminadas, as personagens desse clássico da literatura precisarão desvendar o enigma por trás da morte de Alice.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).