Fim de ano lembra comidas natalinas. Com certeza, na sua família tem pratos aguardados durante o ano todo.
Boa parte das origens da ceia natalina tradicional que conhecemos veio da Europa, e por aqui se adaptou. O gosto brasileiro e os ingredientes locais deram personalidade a muitos pratos. Mas o hábito de servir uma mesa farta na noite de 24 para 25 de dezembro segue sendo uma das fortes tradições de Natal.
1- O PERU: na América do Norte, de onde é originário, era visto como prêmio, quando as tribos indígenas dominavam novos territórios. Levado à Europa, substituiu ganso, pavão e cisne nos banquetes natalinos.
2- O BACALHAU: a tradição começou na Idade Média, quando o bacalhau era um peixe barato. Com o tempo, consagrou-se como prato da ceia.
3- FAROFA: nessa época, o acompanhamento frequente nas mesas brasileiras, ganha ingredientes nobres: passas, castanhas, frutas como cereja, figo, abacaxi, e torna-se a Farofa de Festa!
4- SALPICÃO: servido como entrada ou acompanhamento, é essencial em muitos lares. É uma invenção brasileira, dos anos 1950, é servido frio, de acordo com o clima do nosso Natal.
5- ARROZ à GREGA: não tem origem grega, ele nasceu por aqui! Tem muitas variações, mas em geral, é um arroz branco com ervilha, milho, cenoura ralada, passas, nozes e outros ingredientes coloridos, para acompanhar um prato principal.
6- CARNE SUÍNA: o lombo, o pernil assado, se tornaram clássicos na mesa de Natal das famílias brasileiras, por serem carnes mais acessíveis ou porque sacrificar um leitão em ocasiões especiais é um costume popular desde o Império Romano. Não sabemos, mas fazem sucesso!
7-RABANADA: faz parte das tradições natalinas porque o pão é considerado sagrado, e ela é feita a partir do pão amanhecido.
8- PANETONE: de origem italiana, não tão antiga, ganhou muitas versões no Brasil.

FOTO: divulgação
Seja quais forem os pratos tradicionais na sua família, o mais importante é agradecer, e celebrar o verdadeiro espírito de Natal!