Entre esta quinta (14) e sexta (15), ocorrerá um espetáculo especial nos céus: a chuva de meteoros Geminídeas. Este fenômeno, uma das maiores do ano, recebe esse nome por ocorrer na constelação de Gêmeos.
A melhor visualização desta chuva de meteoros, com a maior quantidade de meteoros por hora, está prevista para essas datas. No entanto, a qualidade do espetáculo pode depender das condições meteorológicas, especialmente da nebulosidade.
Previsão de condições meteorológicas:
- Região Sul: No Paraná e oeste catarinense, a visualização será favorável, com poucas nuvens. Nas demais áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, há chances de nuvens e chuva.
O que é uma chuva de meteoros?
Chuva de meteoros, popularmente conhecida como “estrelas cadentes”, ocorre quando a Terra atravessa a nuvem de detritos deixada por cometas. Partículas de gelo e poeira queimam ao entrar na atmosfera, criando os corpos luminosos visíveis no céu.
Dicas para observação
- Escolha um local escuro, longe da poluição luminosa.
- Deite-se e aprecie o espetáculo a olho nu.
- Não é necessário telescópio; a observação é melhor sem instrumentos.
- Condições meteorológicas favoráveis contribuem para uma melhor experiência.
A chuva de meteoros Geminídeas é um evento anual que proporciona um espetáculo celestial. Aproveite essa oportunidade única de contemplar o céu noturno e fazer pedidos enquanto observa os rastros luminosos atravessando o firmamento.