Fora dos holofotes de uma modalidade tradicional no Brasil, há um atleta de Jaraguá do Sul que brilha nas quadras de padel. Aos 16 anos, Leonardo Becker pode até ter pouca idade, mas já ostenta um currículo invejável no esporte que começa a se popularizar de forma acelerada no país.
Natural de Joinville e hoje morador jaraguaense, o atleta do Jaraguá Padel soma mais de 50 títulos desde que deu suas primeiras raquetadas há oito anos. Entre as conquistas, estão imponentes quatro brasileiros, sendo um na categoria Sub-12 e três no Sub-16.
Uma trajetória vitoriosa que o levou a três Mundiais com a seleção brasileira. O primeiro em 2019 pelo Sub-12, na Espanha, depois com o Sub-14, em 2021, no México, e o último nesta temporada, no Paraguai, pelo Sub-16.
O ano de 2023, aliás, foi uma porta de entrada do jovem para a categoria profissional. Em 2024, o foco principal é começar a atuar em torneios profissionais e já alcançar o Top 25 do ranking nacional.
Um planejamento alinhado com o técnico Leonardo Bogo Marcatto e com o pai Alessandro Becker, praticante de padel há duas décadas e mentor da carreira do filho.
“2024 será o ano que ele (Leonardo) ingressará com tudo nos torneios profissionais e vamos dar toda ênfase neste projeto para pegar experiência. Eu e a mãe dele incentivamos e participamos de cada passo da sua carreira. Estamos sempre buscando a melhor forma de ele se aperfeiçoar”, destacou Alessandro, que também é proprietário do Jaraguá Padel.
Com uma rotina intensa de cinco treinos táticos e técnicos por semana mais atividades físicas em três dias com o profissional Branco Silva, o garoto carrega grandes ambições no esporte, tanto dentro como fora do Brasil.
“Meu maior sonho é me tornar número 1 do Brasil, conseguir me mudar para a Espanha para intensificar os treinos, disputar a maior liga de padel do mundo (Premier Padel) e estar no topo do ranking mundial”, destacou.
Sobre o padel
Praticado em duplas, numa quadra de 20mx10m com a rede no centro e paredes (de vidro ou alvenaria) no fundo e nas laterais com grades, o padel é muito dinâmico fazendo com que os atletas estejam sempre alertas e em contínuo movimento.
A bola deve tocar o solo antes da batida e deve cair na área de serviço da quadra adversária. Caso a bola toque a parede de vidro ao fundo ou nas grades antes, é considerado fora.
Para devolver a bola para a quadra adversária, é permitido que o jogador use a sua própria parede de vidro, podendo fazer um tipo de “tabela” (contra a parede e não contra a cerca).
Um dos fundamentos é o saque, que deve ser executado na altura da cintura para fazer a bola quicar uma única vez na quadra do adversário.
As marcações são as mesmas do tênis, ou seja, 15-30-40 e game, sendo que uma partida geralmente é disputada em dois sets de até seis games, podendo variar em alguns torneios.
A raquete, na sua grande maioria, é feita de fibra de carbono e a bola é bem parecida com a utilizada nas partidas de tênis.