Sou filho único. Não sei se é uma boa ou a pior das danações, tudo o que sei é de ouvir falar, afinal, filho único é um reizinho, sempre ouvi dizer essa bobagem, talvez falem do filho único dos ricos… Sou filho único, mas tenho um “irmão”, baita irmão. O nome dele é “rádio”, sempre ao meu lado. Há pouco estava roendo as unhas e me lembrei de ligar o rádio. Liguei e um amigo, amigo mesmo, que apresentava o programa, dizia que o mau tempo ia passar e que nas próximas horas o tempo já seria aproveitável. Parei de respirar. Tempo aproveitável, o que é isso? Meu amigo não disse, mas fiquei pensando, vai ver que ele quis dizer que não chovendo é tempo aproveitável. Se for isso, o que se faz então nos dias chuvosos? Claro que o locutor fez uma frase daquelas que costumamos fazer sem pensar. Porque se pensarmos, vamos “descobrir” que todo tempo é tempo aproveitável. Dia destes, no Canal Viagem, vi um programa sobre a Finlândia, cruzes, é preciso ter coragem para viver na Finlândia, com tanto gelo, pouco sol e raríssimos dias “aproveitáveis”. Ah, é? Então, conversemos por alguns minutos com um finlandês, vamos descobrir na hora o que é tempo aproveitável. Todo tempo deve ser aproveitável, afinal, não temos mais nada senão o tempo de “agora”. Não aproveitar esse tempo é jogar tempo fora, não é assim que se diz? Pessoas de cabeça pequena veem no sol forte o único tempo “aproveitável”, coitados. Moro a poucos metros da praia, vejo pessoas todos os dias, todos, chova ou faça sol, indo à praia, é sempre tempo aproveitável para essas pessoas. Pessoas ou seres andantes? O que fazemos com o nosso tempo vai fazer de nossa vida um investimento, uma verdadeira “folga”, ou um arrependimento tardio e inútil. Saber usar o tempo é para poucos, posto que seja uma possibilidade de todos. Engraçado, as crianças, que eram para ser vadias, afinal, não têm trabalho a fazer, não ficam paradas, estão sempre a procurar algo para fazer. Uma criança sentada e quieta num canto, olhando os pássaros, certamente está doente. Já os adultos/espertos adoram ficar sentados e coçando… Não sabem o que é tempo aproveitável.
CRISE
Vivo dizendo, o poder está na mão das mulheres. O que elas decidirem fazer e baterem o pé vão fazer, vão decidir. Acompanho a crise de natalidade que acontece na Coréia do Sul. O governo não sabe mais o que fazer, poucas mulheres querem casar e ter filhos, a maioria não quer nem pensar nisso, quer é estudar, trabalhar e ser independente. E agora? Os preocupados com as taxas de natalidade vão ter que cair de joelhos diante delas. Tomem! Vale para as brasileiras “indecisas”. Acordem!
DIFÍCIL
Você está na cadeia? Não? Ah, que bom! Está com saúde legal? Beleza. Então, ouça esta: – “A felicidade possível para as pessoas de todas as idades nasce do sentimento proporcionado pela convicção interna de serem autoras de suas próprias vidas”. Quer dizer, não adianta espernear, a felicidade depende de nós, de ninguém mais. Duro admitir e termos que aceitar que somos os responsáveis por nossa felicidade, sem depender de ninguém. Duríssimo.
FALTA DIZER
Direito meu de pensar o que quero, direito meu, seu, nosso… Por que políticos votaram contra as decisões monocráticas dos magistrados do Supremo? Foi em “defesa” do povo? A meu juízo, não. Foi em defesa deles, políticos. Em votação aberta eles têm mais chances de “escapar” de condenações. Votos monocráticos sim!