Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Estudantes da rede municipal de Criciúma apresentam projetos inovadores na Feira de Robótica

Foto: Divulgação/Decom

Por: OCP News Criciúma

24/11/2023 - 21:11 - Atualizada em: 24/11/2023 - 21:54

Com a missão de propagar a educação pública de qualidade com ênfase no processo de ensino e aprendizagem para a formação humana, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), no hall do Paço Municipal Marcos Rovaris, a Feira de Robótica.

A iniciativa contou com 48 projetos, feitos por estudantes de 42 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. A visitação foi gratuita. “O poder público tem a obrigação de observar as ideias dos estudantes durante estes eventos, buscando, sempre, investir nos projetos que têm o potencial de mudar a vida deles e de toda a sociedade. Parabéns a todos os participantes”, afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que idealizou a criação dos Clubes de Robótica.

Concretizada em 2019, por meio de uma parceria entre a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), a Associação Beneficente Abadeus e o Sesi/Senai Regional Sul, atualmente, os Clubes de Robótica contemplam cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental de 42 escolas. “É importante promover eventos como este para dar aos estudantes a oportunidade de mostrarem seu grande potencial, possibilitando um investimento futuro em suas ideias”, contou o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Os projetos, bem como as aulas dos clubes, envolvem fundamentos como empreendedorismo, impressão 3D, inovação, resolução de problemas, criatividade, liderança, programação, entre outros conceitos. “Possibilitar a exposição de um trabalho na Feira é uma forma de incentivar o estudante a colocar em prática os conhecimentos aprendidos durante as aulas”, explica o coordenador de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Angelo Machado Bortolon.

Durante a Feira de Robótica, o público pôde observar o funcionamento de trabalhos inovadores, idealizados pelos estudantes para resolver problemas do cotidiano, como um elevador escolar adaptado para pessoas com deficiência (PCDs), e um modelo de portão automatizado, com abertura e fechamento feito por meio de cartões utilizados pela comunidade escolar.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.