Os ventos fortes que atingiram a região causaram estragos na tarde deste sábado. Segundo o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, as rajadas foram de aproximadamente 100km/h em alguns pontos da cidade.
As ocorrências, como quedas de árvores, postes, placas, demais estruturas e destelhamentos seguem mobilizando as equipes de defesa civil e de urgência e emergência.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar, por meio do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, segue nas ruas.
No período da tarde, os chamados ficaram concentrados em Criciúma, sendo atendidas algumas ocorrências em Içara e Araranguá.
Até o momento foram oito chamados na cidade de Criciúma, para ocorrências de corte de árvores sobre residência e/ou vias públicas; três chamados no município de Araranguá e quatro em Içara, todos para corte de árvore.
Efetivo empenhado
Por enquanto, o efetivo empregado é o das guarnições de serviço ordinário, não sendo, ainda, necessária a ativação da Força-Tarefa.
“Reforçamos que o efetivo segue de prontidão nos quartéis, podendo ser acionado por meio do 193”, reforçou a corporação.
Morro da Fumaça
O forte vento causou a queda de uma árvore na Rua João de Rochi (próximo ao banco Sicoob), na região central de Morro da Fumaça. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) informa que a via ficará interditada até a conclusão do trabalho de remoção.
Os condutores podem utilizar a Rua Natal Padoin como rota alternativa. A liberação do trecho está prevista para ocorrer neste domingo, após a remoção completa da árvore.

Foto: Prefeitura de Morro da Fumaça
Maracajá
Na localidade de Garajuva, em Maracajá, logo após a praça de pedágio, na rodovia que liga Araranguá a BR-101, postes chegaram a cair.
Orleans
Os bombeiros também removeram uma árvore caída na localidade de Rio Maior, em Orleans.

Foto: Mayara Cardoso
Içara
Em Içara, também ocorreram estragos devido aos fortes ventos.

Fotos: Carlos Filipe / Portal Mais Sul
Sombrio
De acordo com a Secretaria de Obras de Sombrio, foram registradas, até o momento, três casas com destelhamento.
Os moradores que tenham avarias estão sendo orientados a se dirigirem até a sede do Corpo de Bombeiros, onde estão as lonas utilizadas pela Defesa Civil para estes casos.