A primeira missão empresarial do projeto SC-Export, parceria entre o Governo do Estado e a Univali, que acompanhou 25 micro e pequenas empresas em uma rodada de negócios no Chile na última semana, alcançou resultado expressivo. Dezoito empreendedores encaminharam US$ 1,45 milhão em exportações para os próximos 12 meses e três deles já consolidaram US$ 17,1 mil em vendas.
A vice-governadora Marilisa Boehm, que liderou a missão em Santiago, destacou que apresentar produtos catarinenses diretamente para compradores chilenos com estes resultados consolidados comprova que a iniciativa foi acertada. “Só temos o que comemorar. Com certeza, as novas oportunidades se refletem em mais emprego, renda e desenvolvimento do nosso estado, em curto, médio e longo prazo”, avaliou.
Além da vice-governadora, as secretarias de Estado da Articulação Internacional (SAI) e da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) também atuaram no Chile garantindo suporte aos participantes.
Segundo o secretário de Estado da Articulação Internacional, Juliano Froehner, é fundamental ter um trabalho de apoio, não só da instalação de grandes empresas no Estado, mas também ao pequeno e micro empreendedor. Para o diretor de micro e pequenas empresas da Sicos, Fabiano Ceretta, a presença governamental não apenas reforçou a seriedade e o comprometimento de Santa Catarina com as oportunidades de comércio internacional, mas também proporcionou uma base sólida para negociações e parcerias.
Em Santiago, a vice-governadora também manteve reuniões com representantes do Governo Regional Metropolitano de Santiago, com Felipe Vásquez Iturra, gerente de Turismo, e com a subsecretária da Mulher, Luz Vidal, além do embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco. “Foram momentos de diálogo para apresentar tudo o que Santa Catarina tem a oferecer e para fortalecer os laços econômicos, culturais e sociais com nossos irmãos chilenos”, concluiu.