O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria Municipal de Saúde zerou a fila de espera na especialidade de cirurgia oral. No início de setembro ocorreu o credenciamento de uma empresa especializada na prestação deste tipo de serviço, o que contribuiu para agilizar os procedimentos represados.
Desde o início do credenciamento, até agora, já foram realizados 149 atendimentos na especialidade. O tipo de cirurgia com maior número de solicitação de encaminhamento ao CEO é a de remoção de dentes retidos que permaneceram inclusos e/ou impactados, que demandam conhecimento especializado para a remoção.
O Centro de Especialidades Odontológicas de Jaraguá do Sul, desde a mudança recente de endereço realizada no início deste ano, conta com especialistas credenciados que trabalham na própria estrutura do CEO e recebem por procedimento realizado.
Na especialidade de Cirurgia Oral, os pacientes primeiramente são qualificados para o atendimento via teleconsultoria, no qual a cirurgiã-dentista reguladora da especialidade verifica a indicação e discute previamente o caso clínico com o cirurgião-dentista da equipe de saúde bucal da Atenção Primária à Saúde.
Após a validação, os pacientes são agendados para o procedimento cirúrgico. Posteriormente, todas as cirurgias são avaliadas pela cirurgiã-dentista auditora que verifica a qualidade e a efetividade do procedimento executado, por meio de análise dos prontuários, radiografias e fotografias do procedimento executado.
O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, destaca que uma das vantagens do modelo de atendimento aplicado no CEO é a otimização do trabalho e do tempo para a realização do atendimento.
“Com o novo formato, ocorre maior assertividade no encaminhamento beneficiando o paciente que terá menor tempo de espera para a consulta especializada.”
A diretora de Gestão Técnica e Especializada, Fabiana Conrdo, explica que, com essa nova organização foi possível zerar a fila de espera desta especialidade, proporcionando maior agilidade nos futuros encaminhamentos realizados pelas equipes de Saúde Bucal das Unidades de Saúde.
Acesso à especialidade de Cirurgia Oral
O projeto da Diretoria de Gestão Técnica e Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde foi desenvolvido seguindo o Manual Prático para uso da Teleodontologia no SUS, lançado em 2022 pelo Ministério da Saúde. Neste modelo, o cirurgião-dentista da Atenção Primária solicita teleconsultoria para a cirurgião-dentista reguladora da especialidade e após discussão do caso clínico, que se dá no formato de Apoio Matricial, o paciente é agendado para resolução da demanda específica no CEO.
Serviço
O CEO presta assistência odontológica de média complexidade aos pacientes SUS. Quando qualificado para atendimento presencial via teleconsultoria, o paciente é agendado no CEO para o procedimento necessário.