Às vésperas do Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), divulga o balanço de projetos em andamento abrigados pelo InovaDona – centro de inovação criado em 2022, no Ágora.Health, que reúne players especializados com o propósito de criar soluções para uma saúde mais conectada, inteligente e centrada no ser humano. A ação para o fomento a healthtechs – startups focadas em saúde –, estruturada em conjunto com a Bossanova Investimentos, analisou um total de 70 projetos e possíveis investimentos.
Inaugurado em agosto do ano passado, o InovaDona firmou parcerias com startups como Nick Saúde, Medme.care, IQVIA, Lifes HUB, UniSENAI, Organa Biotech, Martinelli Labs, 121 SmartShop, além de prospecções de inovações abertas oriundas de Israel e Reino Unido.
Chander Turcatti, gerente de inovação, antecipa as áreas que deverão concentrar os projetos para 2024: gestão populacional, risco de queda e lesão por pressão, dispositivos robóticos “vestíveis”, nanotecnologia e robótica, tecnologias de gamificação, e sistema especializado em extração e interpretação de dados médicos. Também para o próximo ano, a unidade deve avançar com a realização de um programa de mentoria e o fortalecimento de uma parceria público-privada – um dos eixos de atuação do InovaDona, que se propõe a subsidiar tecnologias e processos para o SUS.
O hospital catarinense conquistou, neste ano, o prêmio Campeãs da Inovação, concedido pela Revista Amanhã, de Porto Alegre, figurando entre as vinte empresas destacadas pelos projetos e realizações com foco em inovação. A experiência da instituição vem sendo compartilhada em eventos acadêmicos e corporativos. Nesta sexta-feira, 20 de outubro, Chander Turcatti será um dos palestrantes do Summit Saúde, em Florianópolis, em um painel sobre o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Joinville.
“A inovação é um pilar fundamental na busca pela melhoria contínua da saúde. No Dona Helena, acreditamos que não podemos fazer isso sozinhos. É por isso que criamos o InovaDona e estabelecemos parcerias estratégicas”, reforça Turcatti. “Queremos abrir as portas para ideias inovadoras e colaborações que podem revolucionar a maneira como cuidamos dos pacientes. A inovação aberta nos permite acessar o conhecimento e a criatividade de uma ampla comunidade de empreendedores, pesquisadores e profissionais de saúde.”