A Bauducco cancelou sua campanha “Magia Amarela”, depois de ser acusada de plágio pelo irmão do rapper Emicida, Evandro Fióti.
Em um comunicado oficial, a empresa de alimentos afirma que “diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”.
A acusação de plágio começou com uma publicação de Evandro, que é compositor e CEO do Laboratório Fantasma, no X, antigo Twitter.
“Estou indignado. Vou explicar esse contexto dessa apropriação, plágio e mais uma vez falta ética nesse mercado vindo em sua maioria (mas não somente), de pessoas brancas. E reafirmo essa critica é coerente e vai no lugar certo, não quero hate em cima da Juliette ou Duda”, escreveu ele na rede social.
Após a publicação no X, Evandro abriu uma live no Instagram para explicar seu posicionamento em relação à música, também chamada “Magia Amarela”, que as cantoras interpretaram para o projeto.
“A gente levou 12 anos para ganhar um Grammy e o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente”, afirmou o produtor em referência ao álbum “AmarElo”.
Na manhã desta quarta-feira (18), Juliette compartilhou nas redes sociais uma nota dizendo que a música fazia parte de uma campanha publicitária.
“Informamos que a música ‘Magia Amarela’ faz parte de uma campanha publicitária e que Juliette foi contratada como uma das intérpretes para este trabalho audiovisual. A equipe da cantora está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”, afirma.
Duda Beat fez o mesmo, confirmando que se tratava de uma campanha da Bauducco, e afirmando ter sido surpreendida com a situação.
Segundo a nota, a artista não teve qualquer participação na “concepção da campanha, identidade visual, letra ou produção musical da faixa/jingle publicitário”. Pouco depois, a nota foi apagada.
Nas palavras de Evandro Fióti, a obra realiza “apropriação e plágio” desse projeto e mostra a “falta de ética nesse mercado (musical)”. O irmão de Emicida afirma que levará o caso para a Justiça.
Leia a íntegra do comunicado divulgado pela Bauducco:
A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.
*Com informações da CNN e jornal O Globo