Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Polícia faz operação contra suspeitos de fraudar licitações em Luiz Alves; secretário está entre os investigados

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Por: Luan Tamanini

17/10/2023 - 11:10 - Atualizada em: 17/10/2023 - 11:17

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (17) a operação “MCADAM”, que tem como objetivo investigar um grupo criminoso que teria fraudado sucessivas licitações em Luiz Alves. Um secretário e uma servidora pública do município estão entre os investigados, assim como um ex-secretário municipal.

Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Luiz Alves e Antônio Carlos. A investigação visa apurar a suposta prática dos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, fraude contratual e associação criminosa, que teriam sido praticados por agentes políticos, servidores públicos e particulares vinculados a pessoas jurídicas.

Segundo a Polícia Civil, os supostos criminosos fraudaram sucessivas licitações destinadas à compra de macadame – material usado para a pavimentação de ruas e estradas e na construção civil -, possibilitando que apenas uma empresa se consagrasse vencedora. Além das licitações, os investigados também fraudavam a execução contratual, extraindo ilegalmente o material de um local que já seria de propriedade do município, cobrando injustamente a Administração Pública.

A estimativa é de que o grupo tenha causado um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres do município.

Dentre os investigados, estão um anterior e um atual secretário municipal de Luiz Alves, bem como uma servidora pública, responsável pela fiscalização dos contratos. Além dos endereços residenciais, foram realizadas buscas nas sedes das empresas, na Secretaria de Obras e Planejamento de Luiz Alves e na Prefeitura Municipal de Luiz Alves, resultando na apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp