Na manhã desta segunda-feira (16), a Prefeitura de Joinville realizou, no Teatro Juarez Machado, o evento de entrega dos certificados de conclusão de cursos técnicos do programa “Saúde com Agente”, para agentes comunitários de saúde e também para agentes de combate às endemias da rede municipal de Joinville.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Foram oferecidos o Curso Técnico para Agentes Comunitários de Saúde e o Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Em Joinville, 334 agentes e 16 preceptores participaram da formação.
“Recebi uma informação que me encheu de orgulho: Joinville foi a cidade que mais teve inscrições em todo o Brasil para esses cursos. Os investimentos na prevenção dão resultado. Esse é um trabalho de um time comprometido com a saúde dos joinvilenses”, afirma o prefeito Adriano Silva.
“Nossos agentes ficaram estimulados em conhecer a realidade de cada região do país. Os agentes têm um papel de transformação, motivam as pessoas a irem aos postos e levam informações nas casas”, avalia a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.
Além dos dois cursos técnicos, também foi realizada uma formação continuada para tutores e preceptores por meio de um curso de extensão e uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos agentes de saúde em todo o País.
O evento desta segunda no Teatro Juarez Machado marca também a comemoração do dia do Agente Comunitário de Saúde e às Endemias, celebrado no dia 4 de outubro.
Um dos que recebeu o certificado das mãos das autoridades no evento foi o agente de combate à endemias, Gildo Cristiano Lohr, que trabalha há 20 anos na função em Joinville. “É muito importante se atualizar. O curso foi muito bom, a gente aprendeu bastante coisa que não estava acostumado no dia a dia, como primeiros socorros, foi bem proveitoso”, disse Gildo.