O governador Jorginho Mello concedeu entrevista coletiva para os veículos de imprensa da região do Vale do Itajaí após sobrevoar as áreas atingidas pelas cheias em Santa Catarina.
“As barragens ajudaram efetivamente. Elas cumpriram seu papel, e foram construídas para isso. Mas temos que cuidar delas melhor. Nós vamos revitalizar as barragens. E vamos fazer um projeto com a Celesc para que em situações como essa, a água armazenada seja transformada em energia. Fazer com que essa energia limpa possa se transformar em investimento para o Vale. Precisamos reinvestir em tudo aquilo que evite enchente, em obras de prevenção”, disse.
Outra área sobrevoada foi a barragem de José Boiteux, que chegou em um ponto próximo de verter de forma segura e monitorada. As autoridades presentes relataram como a ativação da barragem representou um papel importante para evitar um cenário ainda pior nas cidades às margens do rio Itajaí-Açu.
“Quero fazer publicamente aqui um agradecimento pelo fechamento da barragem de José Boiteux. Ela foi fundamental para todas as cidades do Médio Vale, isso foi essencial”, disse o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
Na agenda de compromissos, Jorginho Mello também foi a Rio do Sul, no Alto Vale. Eles almoçaram em conjunto com os moradores da cidade que estão em um abrigo.
Ele destaca a importância do trabalho dos voluntários catarinenses, que elaboram essas refeições no local, por exemplo, além de todo o esforço realizado pelos atores do Governo que estão trabalhando na proteção e na resposta ao desastre climático.
“Nós estivemos em Rio do Sul também. Estivemos no comando de controle. O trabalho da Polícia Militar, dos Bombeiros, das Defesas Civis, nós vamos ter que agradecer muito, temos que exaltar esse pessoal. Essa operação que eles estão fazendo em Santa Catarina é a maior da história”, disse o governador Jorginho Mello.