Faça parte da orquestra: IFSC abre vagas para músicos da região

Por: Elissandro Sutil

24/06/2016 - 10:06 - Atualizada em: 24/06/2016 - 10:36

Se, além de ouvir e apreciar a música, você também gosta de tocar um instrumento, essa pode ser a sua chance de fazer parte de uma orquestraAté a próxima quinta-feira (30) estão abertas as inscrições para quem deseja integrar a orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul do IFSC. Mas fica ligado, porque é preciso ter conhecimentos musicais! 😉

Ao todo são 45 vagas para pessoas que sabem tocar violino (13 vagas), viola (5), violoncelo (5), contrabaixo (2), flauta (2), oboé (2), fagote (2), clarinete (2), saxofone (1), trompa (2), trompete (2), trombone (2), tuba (1), percussão (3) e piano (1).

Para ingressar, os candidatos deverão ter conhecimento e prática no instrumento escolhido, saber ler partituras e ter tempo disponível para os ensaios, apresentações e estudos dos materiais da orquestra.

As inscrições no processo seletivo devem ser realizadas exclusivamente pela internet, neste endereço. Ao acessar o sistema de inscrição, o candidato deverá clicar em “Quero me Inscrever”, selecionar a cidade onde o curso é oferecido, selecionar o curso, preencher todos os dados solicitados, imprimir o comprovante de inscrição e conferir os dados do comprovante.

Quem não tem computador ou acesso à internet, pode utilizar os computadores que o IFSC disponibiliza para inscrição no Câmpus Jaraguá do Sul (Av. Getúlio Vargas, 830, Centro). Os computadores estão disponíveis para inscrição da comunidade de segunda a sexta, das 8h30 às 20h.

Orquestra

Audições e chamadas
Após a inscrição, os candidatos serão chamados para entrevista e teste seletivo de musicalidade. As entrevistas e testes de musicalidade serão realizados por ordem de chegada, nos dias 5 de julho (das 9h às 11h e das 13h30 às 17h) e no dia 6 de julho (das 13h30 às 21h).

O início dos ensaios está previsto para o dia 17 de agosto. Em caso de dúvidas, os interessados podem buscar informações no edital 13/Deing/2016/2 (disponível em ingresso.ifsc.edu.br) ou enviar um e-mail para ingresso@ifsc.edu.br.

Mesmo sendo gratuita a participação na orquestra, parte dos estudantes selecionados terá direito a uma bolsa de estudos para incentivar a permanência no grupo. Serão 22 bolsas, com valor entre 150 e 400 reais mensais até dezembro deste ano.

Quer conhecer a orquestra? Confira apresentações dos músicos neste ano, no canal do Youtube do IFSC Jaraguá. Veja abaixo uma das apresentações, com a música tema da série Game of Thrones.

Winterkonzert: concerto marca início do inverno

E para marcar o início do inverno na região, no próximo dia 29, acontece a Winterkonzert. O concerto será gratuito e ocorrerá às 19h30, na Igreja Luterana do Centro. O Winterkonzert será na igreja luterana do centro de Jaraguá do Sul e a entrada é gratuita. Além da orquestra do IFSC, também se apresentará o coral do Centro de Cultura Alemã.

Segundo a maestrina do Câmpus Jaraguá do Sul e responsável pelo evento, Denise Mohr, terão destaque no repertório do evento as obras de compositores alemães, como Mozart, Brahms e Strauss. “Porém, também serão apresentadas obras mais contemporâneas e de outros compositores”, afirma.

Fonte: Daniel Pereira/IFSC Jaraguá do Sul

SERVIÇOS
– Apresentação
O quê: Winterkonzert – concerto de inverno
Quando: quarta-feira (29), às 19h30
Onde: Igreja Luterana Centro
Quanto: gratuito

– Novos msicos
O quê: vagas na orquestra do Câmpus Jaraguá do Sul do IFSC
Quantidade: 45 (distribuídas conforme instrumentos)
Quando: inscrições até 30 de junho
Quanto: gratuito
Onde se inscrever: sistemadeingresso.ifsc.edu.br
Dúvidas: ingresso@ifsc.edu.br