A Prefeitura de Gaspar decretou nesta segunda-feira (9) situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que ocorrem na cidade nos últimos dias. Desde quarta-feira (4), o município contabilizou 160 ocorrências de alagamentos, deslizamentos, queda de árvores, entre outras. Além disso, os índices pluviométricos apontam mais de 200 mm de chuva e o Rio Itajaí-Açu atingiu seu pico, alcançando 7,09 metros. No momento, 68 pessoas estão alojadas nos abrigos.
O decreto nº 11.302 autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a organização da Defesa Civil, nas ações de resposta ao cenário de desastre, onde inúmeras residências foram afetadas, além de outros danos materiais, ambientais e prejuízos econômicos. O objetivo é garantir rapidez nas ações de respostas necessárias para minimizar os efeitos causados pelas chuvas.
A medida irá garantir maior agilidade da Prefeitura nas ações emergenciais de auxílio à população. Uma força-tarefa foi criada para atuar na limpeza e remoção de lama, lixo e entulhos nos bairros, prestar assistência às vítimas e desabrigados e/ou desalojados.
O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre a medida. “Estamos enfrentando um momento difícil na nossa cidade. Nossa prioridade é garantir a segurança e o bem-estar dos gasparenses. Com o decreto, vamos conseguir mobilizar toda a capacidade da prefeitura para atender de forma eficaz a nossa comunidade”, pontua o prefeito.
A Defesa Civil pede que famílias que residem próximo a morros e encostas fiquem atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, entre outros e acione o 199 ou pelo whatsapp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação para evitar maiores prejuízos. A Defesa Civil segue emitindo alertas através do app, com notificações específicas para as regiões mais afetadas.