Passaporte: espera pelo documento pode durar um mês e meio

Novo passaporte comum eletrônico brasileiro. O documento passou a ser emitido desde a última segunda -feira (6) pela Polícia Federal e Casa da Moeda, e terá prazo de validade de 10 anos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por: Elissandro Sutil

20/06/2016 - 12:06 - Atualizada em: 20/06/2016 - 12:14

Quem precisa tirar passaporte pode ter que aguardar até 45 dias para tê-lo em mãos, de acordo com a Casa da Moeda (CMB), a responsável pela confecção do documento.

Os problemas de atraso começaram em abril deste ano. Na ocasião, a estatal informou que o prazo de entrega havia passado de seis para 30 dias, mas que a situação deveria ser normalizada até junho. Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira, 16, a Casa da Moeda comunicou que, agora, a espera pode levar até um mês e meio.

Segundo o comunicado, os atrasos, vêm sendo causados porque os fornecedores não estão entregando o material usado na confecção do documento. Por conta disso, o prazo para a entrega ainda é impreciso.

A estatal adiantou que não tem como prever quando o prazo de seis dias voltará a ser cumprido e criou um canal de atendimento por e-mail meupassaporte@cmb.gov.br. O usuário pode “encaminhar eventuais demandas”, informando seu nome completo e número do protocolo de solicitação. 

Fonte: Casa da Moeda e Jaraguá AM
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil