– O palco tem um fosso levadiço!
A estrutura da Scar conta com dois palcos, um em cada teatro. O palco do Pequeno Teatro tem 8m de largura, 4m de altura e 6m de profundidade. A capacidade do teatro é de 223 lugares.

Estes detalhes nas paredes dos teatros não são apenas decorativos, as variações de relevo foram aplicadas para melhorar a acústica das salas
O Grande Teatro conta com 946 lugares na plateia. Seu palco tem uma dimensão de 11m de largura, 5,7m de altura e 17 de profundidade. Os dois teatros oferecerem uma das melhores acústicas do país.
Mas no Grande Teatro se encontra um fator nem tão conhecido pelo público: a presença de um fosso sob o palco.
O fosso de palco tem instalado um elevador, e é utilizado como recurso cênico em diferentes ocasiões. Por exemplo, para a apresentação de uma ópera ocorrer, é necessária a presença deste fosso, onde a orquestra fica localizada. Vejam este vídeo dele em funcionamento:
[youtube_sc url=”https://youtu.be/92hUWiMJRCo” width=”650″ autohide=”1″]
As dimensões deste fosso são as seguintes: 10m largura, 2,60 de profundidade e 2,60 de altura. O elevador suporta cargas de até 3 mil quilos!
– A entidade tem números impressionantes!
Sabia que mais de um milhão de pessoas já passaram pela Scar? Ou que a entidade tem mais de mil alunos ativos? E ainda tem mais! Confira esses dados:
Nem só de palco se faz o Centro Cultural… O prédio conta com 17 salas de aula, onde aprende-se desde música a acrobacia. 🙂 [youtube_sc url=”https://youtu.be/QBARz9Ngxck” width=”650″]
– A Scar é um dos Centros Culturais mais sustentáveis do Brasil
Painéis fotovoltaicos
Hoje, 8 de junho, data de aniversário da Scar, um evento de inauguração vai marcar a instalação de seus painéis fotovoltaicos. Foram implantados 576 módulos de painel solar na cobertura do prédio do Centro Cultural para geração de energia elétrica.
A instalação possibilitará uma economia anual de 75%, o que equivale ao consumo mensal de 90 casas populares. Para se ter uma ideia, isto salva 2.633 árvores e deixa de emitir 96,5 kg de CO2 por ano, constituindo uma fonte de energia limpa.
Captação de água da chuva
Outra iniciativa, que está em funcionamento desde abril, é o sistema de captação de água da chuva. Com capacidade para captar 70.000 litros de água, destinada ao uso sanitário e à limpeza geral, essa iniciativa gera uma economia de 80% no consumo de água potável.
Substituição por lâmpadas de LED
A Scar conta com 15 mil lâmpadas instaladas, e para gerar a economia de energia elétrica, elas estão sendo gradativamente substituídas por lâmpadas de LED (Light Emitting Diode).
As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia. O LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil, enquanto que uma lâmpada incandescente tem 1.000 horas de vida útil, por exemplo.
—
BÔNUS: Coisas de celebridades
Dos grande nomes que já passaram pelo palco da Scar, alguns deixaram histórias curiosas e, podemos dizer, até engraçadas. Separamos três desses momentos:
O perdido
Em uma das peças que rolaram na Scar, que contava com atores de renome nacional, duas artistas estavam em cena no palco e uma delas precisava sair pelos fundos e voltar pela entrada da plateia. Mas não foi bem isso que aconteceu. Resultado: o artista se perdeu pelo prédio e acabou parando no Pequeno Teatro, em outra peça que acontecia.
Cadê meu chá?
Um artista fez a solicitação para a produção: “Quero chá de maçã com canela.” A produção o adquiriu, mas eles separadamente – um chá, maçã, e outro, canela. Alguém até sugeriu: “Ué, se você tem os dois, por que não mistura?” *pausa para momento de tensão*
Beber é coisa séria
A peça era com um galã, e em cena ele precisaria beber. A produção comprou uísque, porém ele decidiu beber um pouco antes. Digamos que ele representou muito bem a tal cena do personagem embriagado.
Grandes nomes
Confere essa listinha de peso com alguns nomes que já passaram por lá:
- Sérgio Britto
- Chico Anysio
- Selton Mello
- Juliano Cazarré
- Rosi Campos
- Ana Lucia Torre
- Ana Botafogo
- Arthur Moreira Lima
- Nathalia Timberg
- Hermeto Pascoal
- João Carlos Martins
- Zé Ramalho
- Paulo Autran
- Grace Gianoukas
- Arnaldo Antunes
- Almir Sater
…
Hoje, 8 de junho de 2016, a Scar completa 60 anos. Em nome da comunidade jaraguaense, deixamos uma salva de palmas a todos os responsáveis por esse enorme respiro cultural que temos aqui na cidade.
Parabéns aos envolvidos! 🙂