Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Escritora mirim jaraguaense deixa sua marca no mundo literário com “A Busca pelas Pulseiras”

Foto: Maria Luíza Venturelli/OCP News

Por: Maria Luiza Venturelli

23/09/2023 - 11:09

Em um mundo repleto de distrações digitais e entretenimento instantâneo, raramente encontram-se jovens que se dedicam à arte da escrita. No entanto, a importância dos autores de livros mirins na literatura e na formação de jovens leitores é indiscutível. Eles têm um papel fundamental no mundo da literatura infantil, proporcionando histórias cativantes e valiosas para crianças e adolescentes em todo o mundo.

A escritora jaraguaense Laura Farias de Oliveira, de 12 anos de idade, já deixa sua marca no incrível mundo literário. Aos 10 anos de idade, Laura escreveu o livro “A Busca pelas Pulseiras”, que conta a história de Agatha e seus amigos, que têm uma difícil missão. “Eles precisam achar pulseiras mágicas, escondidas na Terra, que fornecem poderes especiais para eles, e assim poderão salvar a galáxia”, conta a autora.

Porém, no meio do caminho, a protagonista se depara com muitas dificuldades, vários monstros para enfrentar e muitos mistérios. Eles devem deter um poderoso alienígena chamado Jarrus, que lançou uma bomba na galáxia Via Láctea por vingança de uma guerra ancestral.

Foto: Suellen Pasquali/ Sue Fotografia

A história de Laura com a escrita começou muito cedo, quando ela se destacou na sala de aula ao desenvolver textos que impressionavam até mesmo os adultos. “Quando eu estava no quarto ano, a minha professora disse para a minha mãe que eu escrevia muito bem, que tinha muito talento e criatividade”, relembra.

O apoio dos adultos desempenha um papel fundamental para as crianças, e foi o incentivo da professora Adriana Demarchi Nasato, do 4º ano, e o suporte dos pais e do irmão que estimularam a menina a seguir no caminho da escrita, dizendo que ela tinha o potencial necessário para escrever um livro. “Então, em uma tarde, eu comecei a criar uns personagens, tive a ideia das pulseiras e fui começando a escrever”, explica.

A mãe da talentosa Laura, Fernanda Paula Farias de Oliveira, é a maior fã da filha. “Ela sempre teve muita imaginação, sempre gostou bastante de ler e escrever. Foi imaginando, escrevendo e, de repente, o livro estava pronto!”, conta a mãe, muito orgulhosa pela realização da filha.

Foto: Suellen Pasquali/ Sue Fotografia

No começo de sua jornada literária, Laura mergulhou na escrita com uma dedicação incansável, colocando no papel cerca de duas páginas a cada dia. Esse foi o início de um processo que levou cerca de seis a oito meses para se concretizar na forma de um livro completo e finalizado. Durante esse período, ela não apenas deu vida às palavras, mas também aprimorou sua narrativa para deixar da forma que sempre desejou.

De acordo com a mãe, Laura sempre foi muito criativa e curiosa. “Ela sempre gostou muito, desde pequena até hoje, de assistir desenhos animados e séries, principalmente de aventura, e isso foi muito importante para ajudar a desenvolver sua criatividade”, conta a mãe.

A escritora ressalta que se inspira em escritores como Cressida Cowell, que desenvolveu a série “Como Treinar o seu Dragão”, Rick Riordan, criador do personagem “Percy Jackson”, e Lemony Snicket, autor da série de livros “Desventuras em Série”. Ela aprecia especialmente a maneira como tais autores unem mistério, suspense e reflexão moral em suas narrativas.

Além de se dedicar à vida de escritora, Laura enfrenta o desafio de equilibrar uma rotina agitada que inclui suas responsabilidades escolares como aluna do Colégio Bom Jesus Divina Providência. Além disso, ela se envolve em uma série de atividades extracurriculares, como aulas de violão, treinos de futsal e um projeto de iniciação científica.

E os planos não param por aí! Laura já está se dedicando à escrita do segundo livro da série “Pulseiras do Universo”, que continua a saga de Agatha. A parte mais bacana disso tudo é que, através dos livros, é possível observar a evolução de Laura na transição de criança para pré-adolescente, já que existe uma diferença de dois anos entre um livro e outro.

Com o lançamento de seu livro, Laura é um exemplo vivo de como a perseverança, a paixão e o talento podem se unir para realizar coisas extraordinárias, independentemente da idade. Ela lembra que a criatividade não tem limites e que, às vezes, as vozes mais impressionantes vêm das mentes mais jovens.

Foto: Suellen Pasquali/ Sue Fotografia

E para as crianças que também tem um sonho como esse, ela deixa claro que a jornada pelo mundo da escrita vale a pena. “É muito legal escrever, não tem que ter medo, porque são as suas ideias e você tem que escrever se for algo que você gosta, tem que colocar no papel, porque isso só vai lhe aproximar ainda mais do mundo incrível da literatura, em que tudo é possível, bastando imaginar e acreditar”, explica Laura.

Vale lembrar que a imagem que ilustra a capa do livro é inspirada em um desenho da Laura, enquanto as artes internas são desenhos que a própria menina fez, com orientação e auxílio da professora de Artes Elise Maria Belitsky Ossowsky, por meio de técnicas especiais de ilustração.

Onde encontrar o livro

Foto: Maria Luíza Venturelli/OCP News

No dia 8 de julho de 2023, ocorreu o lançamento presencial da obra da Laura na cidade, em evento realizado na Papelaria e Livraria Grafipel, e foi um momento de muita alegria, emoção e realização para a Laura e sua família.

Em Jaraguá do Sul, é possível encontrar e adquirir “A Busca pelas Pulseiras” por meio dos pais da autora e na Papelaria e Livraria Grafipel. On-line, você pode ter acesso através das lojas Americanas, Amazon e Magazine Luiza, entre outros. A obra também está disponível nas Livrarias Curitiba e na Blulivro. Todos os locais de venda estão disponíveis no perfil de Instagram da autora (@laura.fariasoliveira), por meio do endereço https://linktr.ee/laurafariasoliveira, e basta acompanhar o perfil dela para ficar por dentro de todas as novidades!

A Laura também adora os animais, tanto é que uma das personagens do livro, Ninah Tottoza, foi inspirada em sua cachorrinha de estimação, Nina Pipoca, a qual ela ama muito! Assim, desejando apoiar a causa dos animais, a Laura converteu parte das vendas na Grafipel, no período de lançamento presencial da obra, em doações para a ONG Rutinha Protetora Pet! A iniciativa de ajudar partiu da própria autora, e ela pretende manter o apoio a essa causa no futuro, destinando uma parte de todas as vendas a ONGs de pets de Jaraguá do Sul e região.

Foto: Arquivo Pessoal

O livro de Laura será adquirido no início de 2024 para distribuição nas bibliotecas das escolas e na Biblioteca Pública. Ela também estará presente na 1ª Bienal Internacional do Livro de Santa Catarina, de 19 a 29 de outubro, na Scar e Centro Empresarial. O evento terá como tema “Como Viver Junto”. Haverá uma ampla programação cultural gratuita para todas as idades, presença de renomados autores brasileiros e estrangeiros, apresentações musicais, teatrais, contações de histórias, debates e estandes de venda de livros.

Laura já está planejando sua próxima aventura literária, e o mundo está ansioso para ver o que ela criará. Uma coisa é certa: a pequena tem um futuro brilhante no mundo da escrita, e sua história inspira pessoas de todas as idades a sonhar mais alto e acreditar no poder das palavras.

Foto: Suellen Pasquali/ Sue Fotografia

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.