Morreu neste sábado (9), em Roma, o sociólogo italiano Domenico De Masi. De acordo com informações de agências de notícias italianas, ele descobriu no mês passado que tinha uma doença invasiva.
De Masi foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde ocupou o cargo de reitor da faculdade de Ciências da Comunicação.
O sociólogo criou o conceito de “ócio criativo”, que defende que o tempo livre pode estimular a criatividade e que, por isso, pode ser produtivo. Publicou diversos livros no Brasil, entre eles “Ócio Criativo”, “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho”.
De Masi coordenou livro sobre Futuro do Turismo em SC
O livro “O Futuro do Turismo de Santa Catarina”, lançado em junho de 2007, na segunda gestão do governador Luiz Henrique da Silveira, teve a coordenação geral do sociólogo Domenico De Masi, em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
Em 2018, o intelectual que dedicou grande parte da sua obra a questões relacionadas ao trabalho, esteve em Santa Catarina e ministrou palestra no Costão do Santinho, em Florianópolis. Na ocasião, afirmou que o turismo no Brasil tem um grande potencial pelas características da natureza e do povo brasileiro.