Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Multiplicando o ganho

Foto: Freepik

Por: Emílio Da Silva Neto

31/08/2023 - 15:08

Trabalhar no que se ama é, acima de tudo, conciliar interesses e motivações próprios, estando em um ambiente alinhado com seus valores, ou seja, “multiplicando o ganho”.

“Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”. Essa famosa frase é atribuída a Confúcio, pensador e filósofo chinês, que viveu entre 551 a.C. e 479 a.C.

Esta antiga citação confirma o que se sabe instintivamente, isto é, que a busca pela felicidade no trabalho sempre inquietou e provavelmente sempre inquietará o ser humano.

A explicação para isto é óbvia, pois se se passa a maior parte do dia no ambiente laboral, não dá para se ser feliz sem que ele, o trabalho, não contribua, ou seja, “faça a sua parte”.

Quem gosta do seu trabalho não só produz mais e se sente mais útil, como tem mais chance de crescer profissional e financeiramente, pois a motivação, o prazer e a dedicação em executar as atividades propostas serão bem maiores em comparação a quem, literalmente, “se arrasta no trabalho”.

Eis, então, a explicação “nano cirúrgica” para entender melhor o título “multiplicando o ganho” desta coluna: fazer o que se ama é, acima de tudo, conciliar interesses e motivações próprios, é estar em um ambiente de trabalho alinhado com seus valores.

Mas nada disso significa uma vida profissional perfeita, até porque, na vida, nada vem pronto e definido. Tudo é construído. Além disso, felicidade só é sentida se forem vividos, de outro lado, momentos de borrascas, dificuldades e decepções.

O mundo precisa urgentemente de mais gente que ame o que faz, que tenha mais sonhos vivos, ilusões brilhantes e, disto, vontade infinita. Precisa de mais pessoas com esperança radiante, amor vivo e honestidade contínua. Enfim, gente empenhada em fazer grandes trabalhos, não só aqueles de valor tecnológico ou espírito voluntário, mas todos e de toda ordem, desde que, honestos e em benefício da coletividade. Afinal, Deus deu gratuitamente a cada um de nós, dons (talentos) e, em troca, só espera que estes sejam desenvolvidos e postos a serviço do coletivo. Ou seja, dons (talentos) guardados consigo mesmo valem nada, também para Ele.

Outro ponto a lembrar é que a felicidade está “mais no caminho que no destino”. Assim, eis alguns pontos que merecem destaque nesta jornada de “multiplicação de ganhos” (carreira profissional revestida de realização pessoal e felicidade):
1 – a construção da carreira profissional é uma trajetória não linear, valendo, portanto, mapear habilidades, expertises e soft skills, entendendo o que se fez de significativo a cada dia, isto é, que tenha sido um diferencial em meio a tantos “ruídos” numa sociedade hiperconectada;
2 – a criatividade e a experimentação são fundamentais, nunca se abrindo mão de se fazer testes, criar sem pretensão e desenvolver-se sem julgamentos e auto cobranças, para que o amadurecimento criativo aconteça;
3 – há que se sempre questionar e “ressignificar” o que é sucesso ou o que é “chegar lá”, onde quer que seja “esse lá”. A jornada e os anseios não podem e nem devem ser projetados em outros, ou seja, o caminho que se precisa percorrer não será feito com passos alheios, embora precise-se manter atualizado sobre sua área e movimentos do mercado, definindo limites e, principalmente, o que se está disposto a negociar consigo mesmo para o alcance das metas próprias de maneira saudável.

Acima de tudo, chegar longe é melhor que chegar cedo, pois de nada adianta “morrer na praia” !!! Em outras palavras, de nada adianta se nadar exaustivamente a ponto de se cair morto na praia ou se correr tanto, a ponto de se “perder as pernas”.

Ah, e nem sonhar tão alto para não realizar. E, como mensagem final, no fechar das cortinas, “se nada do que foi planejado aconteceu, isto não terá sido simplesmente um fato” !!!

Livros 1/Insights, 2/Flashes e 3/Pitches disponíveis para compra na Grafipel/Jaraguá do Sul.

Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor

Emílio Da Silva Neto

www.consultoria3s.com

(Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)

[email protected] / 47 9 9977 9595)

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Emílio Da Silva Neto

Consultor especializado em profissionalização, governança e sucessão empresarial familiar. Com vasta experiência, Emílio da Silva Neto é PhD/Dr.Ing, Pós-Doc, Industrial, Consultor, Conselheiro, Palestrante, Professor e Sócio da 3S Consultoria Empresarial Familiar. Redes sociais: emiliodsneto | www.consultoria3s.com